Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Finding Your Roots"

Edward Norton é descendente de Pocahontas e primo de Julia Roberts

06 jan, 2023 - 14:51 • Teresa Paula Costa

Depois de ter descoberto que um seu bisavô escravizou pessoas, o ator norte-americano descobriu que é familiar da famosa nativa americana do século XVII em 12.º grau.

A+ / A-

O ator norte-americano Edward Norton descobriu que Pocahontas, a mítica mulher nativa americana do século XVII, é sua 12.ª bisavó.

A revelação foi feita ao ator num episódio recente do programa de televisão americano “Finding Your Roots”, que analisa os antepassados e a árvore genealógica dos convidados.

Depois de ter descoberto que John Winstead, seu terceiro bisavô, escravizou uma família, incluindo um homem de 55 anos, uma mulher de 37 anos e cinco meninas, o programa da PBS confirmou a relação familiar de Norton com Pocahontas e o seu marido, John Rolfe.

Filha de um chefe Powhatan, Pocahontas recebeu colonos britânicos na atual Virgínia no início do século XVII e, segundo reza a lenda, terá salvado a vida do capitão John Smith, ao colocar a sua cabeça na dele, na hora em que ia ser executado por decapitação. Em 1614, Pocahontas casou-se com o inglês John Rolfe e, de acordo com registos, morreu três anos depois, em Gravesend, Inglaterra, tendo deixado um filho, Thomas.

Ao ser confrontado com a revelação, Edward Norton, estrela de filmes como “Glass Onion: A Knives Out Mystery” e “Fight Club”, disse que a descoberta o reduziu à sua real importância. "Só me faz perceber como sou uma peça tão pequena da história humana."

No mesmo programa, o apresentador, Henry Louis Gates Jr, perguntou também a Norton como se sentia ao saber que era descendente de proprietários de escravos, ao que o ator admitiu que é algo que lhe causa "desconforto”.

O apresentador também revelou que Norton e a atriz Julia Roberts partilham “uma longa e idêntica parte de ADN”, o que significa que serão parentes com alguns graus de distância.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+