Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Pintora Armanda Passos condecorada a título póstumo com Ordem Militar de Santiago de Espada

22 dez, 2022 - 19:16 • Redação

Artista do Porto morreu em 2021. Obra pode ser vista até ao final do mês numa exposição em Lisboa, na Fundação Champalimaud.

A+ / A-

A pintora Armanda Passos foi condecorada esta quinta-feira, a título póstumo, pelo Presidente da República, apurou a Renascença.

A artista do Porto que morreu em 2021 recebeu, através das mãos da filha, o colar de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Presentes na cerimónia, no Palácio de Belém, estiveram Leonor Beleza, o general António Ramalho Eanes e a mulher, Aníbal Cavaco Silva e a mulher e, ainda, o reitor da Universidade do Porto.

O trabalho de Armanda Passos pode ser visto até ao final deste mês numa exposição em Lisboa, na Fundação Champalimaud.

A mostra reúne obras de uma vida dedicada à pintura, muitas delas pertencentes a coleções privadas.

Nascida em 1944, Armanda Passos licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, cidade onde viveu e trabalhou.

Em 2011, a pintora foi homenageada pela Universidade do Porto com duas retrospetivas (Reservas e Obra Gráfica), além da publicação do livro Armanda Passos Centenário U.P. – Uma Retrospetiva, de José-Augusto França, Sobrinho Simões e Luís de Moura Sobral.

Em 2012, foi feita Comendadora da Ordem do Mérito.

As suas serigrafias foram expostas em diversas mostras individuais e coletivas, inclusive representando Portugal noutros países.

Armanda Passos morreu em outubro de 2021, aos 77 anos, na sequência de doença prolongada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+