Tempo
|
A+ / A-

Saiba quem é o português mais influente na Europa

15 dez, 2022 - 07:56 • Olímpia Mairos

Está no sexto lugar do ranking feito pelo jornal “Politico” e chama-se Carlos Tavares. Aos 64 anos é o Ceo da Stellantis.

A+ / A-

O português Carlos Tavares, Ceo da Stellantis, está entre as 28 personalidades mais influentes da Europa. De acordo com o ranking elaborado pelo jornal “Politico”, o português surge no 6.º lugar na categoria dos “Disruptivos”.

Na mesma categoria liderada pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov ocupa a última posição.

O espaço dedicado ao português, de 64 anos, abre com a pergunta: “O futuro dos automóveis é elétrico?”. E a resposta surge de imediato atribuindo essa decisão a Carlos Tavares, Ceo da Stellantis, a sexta maior fabricante do mundo, criada no ano passado pela fusão da Fiat Chrysler e do Grupo PSA, dono de marcas como Peugeot e Citroën.

Segundo o jornal, embora a empresa tenha afirmado que quer fazer uma transição completa para a produção de carros elétricos até 2030, o veterano da indústria portuguesa de 64 anos parece cético. E lembra mesmo as suas declarações em 2021: “o que está claro é que a eletrificação é uma tecnologia escolhida pelos políticos, não pela indústria”

Tavares queixou-se dos riscos para os empregos europeus que a transição representa e da pegada de carbono do fabrico de baterias.

O Ceo da Stellantis lançou ainda o 'Forum da Liberdade de Mobilidade', que pretende discutir o futuro da mobilidade descarbonizada já no próximo ano, lembra ainda a publicação, lançando a dúvida se este espaço vai ou não ajudar a resolver as questões dos fabricantes de carros no que toca aos elétricos.

Mas uma coisa é certa, realça o jornal, “a iniciativa vai revelar muito sobre a disposição e a capacidade da Europa em dar o próximo passo para mudar a forma como as pessoas se movimentam”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+