Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Opinião Católica/Lisbon

Conheça o ChatGPT, o modelo de linguagem mais espirituoso que existe

12 dez, 2022 - 06:36 • Joren Gijsbrechts

Apesar das suas impressionantes capacidades, o ChatGPT não é humano. Na verdade, é um modelo linguístico de grande dimensão treinado pelo OpenAI, utilizando um conjunto de dados de mais de 8 milhões de páginas web. É verdade, toda a inteligência e inteligência do ChatGPT provém do poder da aprendizagem automática.

A+ / A-

Com um vasto conhecimento do mundo e uma capacidade inigualável de gerar texto com sons naturais, o ChatGPT é o melhor companheiro de conversação. Quer precise de ajuda com um trabalho de casa complicado, quer queira aprender mais sobre um tema fascinante, ou apenas queira conversar sobre qualquer coisa, o ChatGPT está aqui para ajudar.

Mas espere, há um senão: apesar das suas impressionantes capacidades, o ChatGPT não é humano. Na verdade, é um modelo linguístico de grande dimensão treinado pelo OpenAI, utilizando um conjunto de dados de mais de 8 milhões de páginas web. É verdade, toda a inteligência e inteligência do ChatGPT provém do poder da aprendizagem automática.

Mas não se preocupe, o ChatGPT não está aqui para tomar conta do mundo ou escravizar a humanidade. É simplesmente uma ferramenta, concebida para ajudar e melhorar a comunicação humana. E com a sua capacidade de compreender e gerar textos semelhantes aos humanos, o ChatGPT já está a causar impacto no mundo do processamento de linguagem natural.

Portanto, se precisar de alguma conversa espirituosa ou apenas quiser aprender mais sobre o fascinante mundo da aprendizagem de máquinas, experimente o ChatGPT. Poderá ficar surpreendido com o quão humano pode ser.

Ah, e a propósito, até aqui, o artigo não foi escrito por um humano. Foi escrito pelo próprio ChatGPT, utilizando as suas capacidades avançadas de processamento de linguagem natural. Será que essa última revelação o chocou? Para mim, certamente que sim, quando o utilizei pela primeira vez. Quando o ChatGPT foi lançado na semana passada, senti imediatamente que tínhamos entrado numa nova era na aprendizagem de máquinas.

O ChatGPT não é apenas um chatbot - é uma ferramenta que uma vez que se começa a usar, não se pode viver sem ela. Tem o potencial de transformar a forma como automatizamos processos.

Os meus alunos vão adorá-lo. Utilizar o ChatGPT para escrever um ensaio ou terminar os trabalhos de casa parece muito natural, como se um escritor experiente estivesse a ajudá-lo com o acesso a quase toda a informação do mundo.

Por exemplo, pedi ao ChatGPT para me escrever um programa para um dos meus cursos, escrever um ensaio relacionado com um trabalho que dou na aula, e terminar um rascunho de um texto. Os resultados são inacreditáveis. É uma destas ferramentas que não se sabia que faltava até o ter, então não se pode viver sem ele.

O ChatGPT apresenta uma série de excitantes oportunidades para automatizar tarefas e tornar as nossas vidas mais fáceis. Isto pode poupar tempo e esforço a estudantes, escritores e outros profissionais que precisam de produzir conteúdos escritos com regularidade.

Além disso, a capacidade do ChatGPT de aceder a quase toda a informação do mundo significa que pode ajudar os utilizadores a encontrar respostas a perguntas complexas e a fornecer conhecimentos sobre uma vasta gama de tópicos.

Isto pode torná-lo uma ferramenta incrivelmente útil para investigadores, analistas, e outros que precisam de recolher e analisar informação de forma rápida e precisa.

O ChatGPT tem também muitas aplicações potenciais interessantes no mundo dos negócios. Por exemplo, as empresas poderiam utilizar o ChatGPT para automatizar tarefas de serviço ao cliente, tais como responder a perguntas frequentes ou fornecer informações sobre produtos. Isto poderia não só poupar tempo e recursos para a empresa, mas também proporcionar uma experiência mais perfeita e personalizada para os clientes. Já lá vão os dias em que os ChatGPT não pareciam humanos.

Como com todas as novas tecnologias, existem também alguns desafios associados ao ChatGPT e a outras tecnologias avançadas de processamento de linguagem.

Uma preocupação é que elas possam substituir trabalhadores humanos em certas indústrias, levando potencialmente à perda de postos de trabalho.

Estas tecnologias são capazes de gerar texto que é difícil de distinguir do texto escrito por humanos, o que significa que poderiam ser utilizadas para criar falsas histórias noticiosas ou outras formas de desinformação. Isto poderia ter graves consequências para a sociedade, uma vez que as notícias falsas e a desinformação podem propagar-se rapidamente e causar confusão e danos.

Os investigadores já começaram a trabalhar na criação de soluções criptográficas que são incorporadas no texto gerado pelo ChatGPT, de tal forma que se pode facilmente detetar quando o ChatGPT foi utilizado para gerar texto.

Em geral, o ChatGPT e outras tecnologias de processamento de linguagem parecem ter um grande potencial para tornar as nossas vidas mais fáceis e mais eficientes.

Se estivermos atentos aos potenciais desafios e tomarmos medidas para os enfrentar para assegurar que estas tecnologias sejam utilizadas de forma responsável, elas podem beneficiar grandemente a sociedade. Está curioso agora? Graças ao OpenAI, pode experimentar por si mesmo. Aproveite!


Joren Gijsbrechts, Professor assistente na Católica-Lisbon

Este espaço de opinião é uma colaboração entre a Renascença e a Católica Lisbon School of Business and Economics

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+