Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maestro Pedro Neves: "A música é essencial para a nossa vida espiritual"

09 dez, 2022 - 14:56 • Maria João Costa

A Orquestra Metropolitana vai fazer uma digressão de Natal, de 16 a 20 de dezembro. Vai tocar obras de Beethoven, Brahms e temas natalícios. O maestro Pedro Neves diz que é o postal de Natal da orquestra ao seu público. A música “pode fazer a diferença na vida em sociedade”.

A+ / A-

“Com música a sociedade fica mais rica em todos os aspetos”, diz o maestro Pedro Neves, que prepara a Orquestra Metropolitana para os seus concertos de Natal. Nesta quadra, a orquestra vai fazer uma pequena digressão que passa por Évora, Setúbal, Loures e Lisboa.

Os concertos, previstos de 16 a 20 de dezembro, têm como título “Os Passos de Um Gigante”. Em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença, o maestro Pedro Neves explica que a ideia de gigante aplica-se a uma dos compositores que irão interpretar.

“A ideia de um gigante refere-se a dois compositores, em especial a Beethoven. Foi um compositor fundamental da História da música, e tem uma importância enorme porque consegue, através do seu percurso e do seu trabalho, fazer evoluir o processo de composição musical no seio da orquestra”.

A Orquestra Metropolitana vai tocar a “Abertura da peça teatral Egmont, Op. 84” de Ludwig van Beethoven, mas juntou a esta obra outro “gigante”. Segundo o maestro, Beethoven “acaba por ser um gigante, porque acaba por dar a mão a outro gigante que é o Brahms”.

De Johannes Brahms irão tocar a Sinfonia N.º 1, em Dó Menor, Op. 68 (1876). “As pessoas costumam dizer que o Brahms é a continuação do Beethoven, e que a Sinfonia N.º1 - que é a peça que vamos tocar - é como se fosse a décima sinfonia de Beethoven”, indica o maestro.


Segundo Pedro Neves, “Beethoven escreveu nove sinfonias e começou a escrever alguns esboços de uma décima que não conseguiu completar. Normalmente os musicólogos atribuem esta primeira sinfonia de Brahms como a continuação de todo o processo de composição de todo este caminho percorrido pelo Beethoven”, acrescente o maestro.

Os dois gigantes e a sua música estarão juntos neste conjunto de concertos da Metropolitana que vai passar, dia 16 de dezembro, às 21h00, pela Igreja do Convento de São Francisco de Évora; dia 17 de dezembro, às 21h00, pelo Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal; dia 18 de dezembro, às 18h00, pelo Pavilhão Paz e Amizade, em Loures e terminará no dia 20 de dezembro, às 20h00, pelo Teatro São Luiz em Lisboa.

A fechar estes espetáculos, a Metropolitana vai oferecer um postal de Natal ao seu público. Vão interpretar temas natalícios como “Joy to the World Medley”, com arranjo de Todd Hayen; “Holy Night” com arranjo de Ron Goldstein e “We Wish You a Merry Christmas”, num arranjo de Chris Ridenhour.

É a nossa maneira de desejar as boas festas ao nosso auditório e contribuir para que esta quadra seja celebrada com música, porque com música acho que a sociedade fica mais rica em todos os aspetos”, afirma o maestro nesta entrevista à Renascença.

Para Pedro Neves, “a música é um elemento essencial para a vida espiritual”. Segundo o maestro, a música “pode fazer a diferença na vida em sociedade”. Pedro Neves deixa contudo, o desejo do público ouvir música clássica não só nos momentos festivos, mas também em outras épocas do ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+