Tempo
|
A+ / A-

Cinema Batalha com sessões para famílias ao sábado e programa "coeso" para escolas

08 dez, 2022 - 10:59 • Lusa

Estão previstas exibições de documentário, animação, filmes de ficção, filmes antigos e cinema experimental.

A+ / A-

O Cinema Batalha, no Porto, vai apostar num programa "muito coeso" para as escolas em torno de temas como a amizade, ecologia, identidade e diáspora, e para as famílias estão previstas sessões aos sábados.

"Tanto as escolas como as famílias foram centrais na definição do programa do Batalha Centro de Cinema", afirmou a programadora do segmento Famílias/Cinema ao Redor/Escolas, Joana Marques.

A um dia da reabertura daquele equipamento cultural no Porto, Joana Marques adiantou que o Batalha vai ter um "programa muito coeso" para as escolas em torno de quatro temas: amizade, ecologia, identidade e diáspora.

Os temas, pensados juntamente com três curadores externos - Melissa Rodrigues, Miguel Ramos e Carlos Natálio -, refletem "problemáticas importantes para a formação das crianças e jovens" e vão também ao encontro do programa lecionado nas escolas do município, bem como da Área Metropolitana do Porto.

Segundo Joana Marques, o programa dedicado às escolas arranca no dia 13 de dezembro e será válido durante dois anos letivos, contando já com cerca de 6.200 alunos inscritos.

"Este é um eixo que para nós é essencial", acrescentou a programadora, realçando que estão previstas exibições de documentário, animação, filmes de ficção, filmes antigos e cinema experimental.


A magia do cinema regressa ao Batalha 22 anos depois
A magia do cinema regressa ao Batalha 22 anos depois

Já para as famílias, o Batalha vai ter sessões de 15 em 15 dias, aos sábados pelas 15h15, sendo que estas "acompanham os ciclos temáticos e retrospetivas" cinematográficas.

Além das sessões de cinema, as famílias vão poder participar em oficinas durante as pausas letivas, nomeadamente no Natal, Páscoa e verão.

"A primeira oficina acontece neste Natal e é uma oficina de realização de cinema por Amarante Abramovici", adiantou Joana Marques.

O Cinema Batalha reabre portas na sexta-feira com um ciclo temático dedicado à ficção científica, depois de mais de três anos de obras de reabilitação, que ascenderam aos 5,7 milhões de euros.

Para além das duas salas de projeção -- a Sala 1 com 299 lugares e a Sala 2 com 126 lugares -- o agora denominado Batalha Centro de Cinema conta com um espaço de galeria dedicado às artes visuais, uma biblioteca especializada em cinema e uma mediateca dedicada ao património fílmico do Porto.

O projeto de reabilitação, a cargo do arquiteto Alexandre Alves Costa e do Atelier 15 Arquitetura, contempla ainda um bar, resultante da recuperação do antigo salão de chá e café, que está equipado para exibições e performance.

Os frescos de Júlio Pomar, gravados em 1940, escondidos pela polícia política do Estado Novo e, entretanto, recuperados na empreitada de reabilitação enriquecem aquele espaço cultural da cidade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+