Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Évora escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027

07 dez, 2022 - 16:24 • Maria João Costa , Ricardo Vieira

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou a criação da Capital Portuguesa da Cultura, que vai arrancar em 2024.

A+ / A-

Évora é a cidade portuguesa escolhida para ser Capital Europeia da Cultura em 2027, foi esta quarta-feira anunciado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A cidade alentejana junta-se a Liepaja, na Letónia, também selecionada para Capital Europeia da Cultura dentro de cinco anos.

A iniciativa terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus. A verba será repartida. 15 milhões serão de investimento nacional do Governo, através do ministério da Cultura, 10 milhões serão provenientes de fundos europeus através do Programa Operativo, neste caso para o Alentejo e 4 milhões serão do Turismo de Portugal. Contudo, explicou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esta é uma verba à qual Évora terá de se candidatar ainda.

"O vagar" é o mote de Évora para a Capital Europeia da Cultura de 2027.

Na sequência da pré-seleção concluída em março deste ano, a lista inicial foi reduzida a quatro candidaturas - Aveiro, Braga, Évora ou Ponta Delgada.

Évora bateu a concorrência e vai acolher a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A decisão foi tomada por um painel de jurados composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (Comissão Europeia), Anne Karjalainen (Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (Ministério da Cultura português).

Em 2027, Portugal terá uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

De vagar se vai ao longe

A cidade alentejana, cujo centro histórico é classificado como Património Mundial pela UNESCO, escolheu o conceito “Vagar” como mote para a candidatura. Na apresentação, o autarca Carlos Pinto de Sá considerou que esta ideia de lentidão é um “conceito necessário”, quer a Portugal, quer à Europa neste momento.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia o presidente da Câmara de Évora adiantou que: “precisamos de repensar a forma como produzimos, a forma como vivemos uns com os outros, a relação entre o homem e a natureza, um processo de desenvolvimento que tem a cultura no centro, mas que quer fazer pontes com todas as outras áreas, como a economia, o ambiente e a educação”.

Questionado sobre as infraestruturas que Évora terá de criar para a Capital Europeia da Cultura em 2027, o autarca elencou os equipamentos que têm sido alvo de intervenções de recuperação, nomeadamente o Teatro Garcia de Resende e explicou que planeia construir “um pavilhão multiusos”.

Já sobre o programa cultural, a título de exemplo, Carlos Pinto de Sá indicou que no dossier de candidatura têm um projeto de encomenda de esculturas a artistas para instalar nos centros históricos de várias cidades.

O autarca explicou que serão esculturas que serão “simultaneamente produtoras de energia”. Como nos centros históricos não podemos por painéis fotovoltaicos, isto é algo inovador”, classificou o presidente de Évora.

Ministro anuncia iniciativa Capital Portuguesa da Cultura

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou a criação da Capital Portuguesa da Cultura, que vai arrancar em 2024.

“Criaremos a figura da Capital Portuguesa da Cultura em 2024, 2025 e 2026. Serão as três cidades que não foram escolhidas hoje. É um repto para as autarquias, cidades e privados.”

Braga, Ponta Delgada e Aveiro serão, assim, Capital Portuguesa da Cultura nos próximos anos. A ordem ainda será decidida.

“O Governo decidiu apoiar com dois milhões de euros a Capital Portuguesa de Cultura que se repetirá nos próximos três anos”, sublinhou o ministro da Cultura.

Esta decisão é, de acordo com Pedro Adão e Silva, “um reconhecimento merecido do trabalho feito, mas também uma aposta no futuro”.

“Em 2027 não teremos Capital Portuguesa da Cultura, porque haverá Capital Europeia da Cultura em Portugal, mas em 2028, com concurso aberto, haverá uma quinta cidade”, adiantou.

[notícia atualizada às 18h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+