Tempo
|
A+ / A-

Realeza britânica

Dama de companhia de Camilla afastada após acusações de racismo

30 nov, 2022 - 17:59 • Diogo Camilo

Lady Susan Hussey, madrinha do Príncipe William, terá questionado repetidamente as origens e antepassados de uma convidada no Palácio de Buckingham durante um evento de caridade.

A+ / A-

Uma das damas de companhia de Isabel II e dos principais membros da corte de Carlos III no Palácio de Buckingham, Susan Hussey, foi afastada dos deveres reais após acusações de racismo por ter perguntado repetidamente a uma convidada de onde era originária.

Nas redes sociais, a ativista Ngozi Fulani diz ter sido questionada por várias vezes sobre questões raciais e pelos seus antepassados durante um evento de caridade de apoio a mulheres africanas e caribenhas que sofrem com a violência doméstica.

“Sentimentos mistos acerca da visita de ontem ao Palácio de Buckingham”, escreveu. Ngozi diz ter ouvido perguntas como "Qual a sua nacionalidade?" "De onde você realmente vem?" "De onde vem o seu povo?" e "De que parte da África você é?" por parte de Susan Hussey.

Em comunicado, o Palácio de Buckingham esclarece que a membro da família real, madrinha do príncipe William, renunciou dos seus deveres reais e pede desculpa pelos “comentários inaceitáveis e profundamente lamentáveis”, acrescentando que o incidente é “extremamente sério” e será “investigado imediatamente”.

No evento estava presente a rainha consorte do Reino Unido, Camila, que alertou para uma “pandemia global de violência contra as mulheres”.

A situação surge no dia em que é noticiado que a Duquesa de Sussex, Meghan Markle, terá recebido ameaças "nojentas e muito reais" enquanto membro ativo da família real britânica, avançou o comissário adjunto cessante da Polícia Metropolitana em entrevista ao Canal 4 britânico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    04 dez, 2022 Lisboa 16:00
    É caso para dizer que a rainha consorte está sem sorte.

Destaques V+