Tempo
|
A+ / A-

Gregório Duvivier: É “preciso que o Brasil seja intolerante com os intolerantes” para garantir a liberdade

01 dez, 2022 - 08:30 • Maria João Costa

O humorista brasileiro começa uma digressão em Portugal na próxima semana com a peça Sísifo. Em entrevista à Renascença, assume o medo e desafio de fazer um monólogo. Sobre a reeleição de Lula da Silva, Duvivier alerta, no “Brasil a democracia nunca está ganha”. Há “forças lutando contra ela”, mas diz acreditar na força da sociedade civil.

A+ / A-

O humorista brasileiro Gregório Duvivier regressa aos palcos portugueses, mas desta vez com uma peça de teatro, um monólogo que parte de um texto clássico. De 7 a 10 de dezembro o ator vai percorrer quatro salas com a peça “Sísifo”, um espetáculo que cruza a mitologia grega, com o que Duvivier diz serem os absurdos do quotidiano, incluindo a política brasileira.

Em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença, Duvivier explica que a peça que nasceu sobre o mito grego de Sísifo, cedo se transformou. “Vai muito além do mito. Tenta interpretar a nossa vida, o quotidiano à luz do mito grego. Fala de direitos sociais, de política no sentido em que a democracia no Brasil é essa pedra que sempre rola ladeira abaixo e a gente tem de a reerguer”, explica.

No rescaldo da reeleição de Lula da Silva, Gregório Duvivier explica que trabalhou nesta peça com Vinicius Calderoni, um autor da sua geração “muito interessante” e com quem tinha “muita coisa” sobre a qual queriam falar.

“Queríamos falar desse enigma que é o Brasil que nos persegue, mas também de amor, da vida, de envelhecer, de filhos, de paternidade”, detalha Duvivier que conclui, que o mito de Sísifo foi “esse guarda-chuva onde cabia tudo” o que queriam abordar.

O cocriador do coletivo humorista Porta dos Fundos apresenta-se sozinho em palco. Fazer um monólogo é nas suas palavras “uma dificuldade” que confessa, adorar. “Fico sempre morrendo de medo antes de entrar em cena. Sempre me arrependo de ter escolhido esta profissão. Ao mesmo tempo, é sempre muito gostoso estar no palco. Então, é aquela contradição que assola os atores. Nunca é fácil, mas sempre vale a pena”, admite Gregório Duvivier.

No palco, o ator encarna várias personagens tipo num texto que passa pela comédia, a tragédia, a poesia, nunca esquecendo o poder libertador do humor. A peça vai estar em cena dia 7, no palco do Grande Auditório, do Centro Cultural de Belém, depois dia 8 no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, dia 9, em Coimbra, no Convento de São Francisco e dia 10, no Centro de Artes de Águeda.

“No Brasil a democracia nunca está ganha”

Durante a campanha para as presidenciais no Brasil, Gregório Duvivier declarou apoio público ao candidato, e vencedor das eleições, Lula da Silva. Sobre a mudança política que se irá concretizar em janeiro, o ator mostra-se confiante na sociedade civil brasileira e avisa “para que haja liberdade, vai ser preciso que o Brasil seja intolerante, com os intolerantes”. Na sua opinião “é o único jeito de garantir a liberdade”.

De acordo com o humorista, daqui até à tomada de posse do novo presidente “tudo pode acontecer no Brasil”. Contudo, Duvivier admite: “Ao mesmo tempo confio, não na democracia brasileira, porque ela é muito frágil, mas na população brasileira que se viu muito exaurida do governo Bolsonaro, desse extremismo, dessa incompetência e que votou por mudança. É a grande maioria do povo que escolheu Lula”, sublinha o ator.

Considerando que o espetáculo que traz a Portugal é também uma resposta artística ao momento que o Brasil atravessa, Gregório Duvivier considera que há agora maior clima de confiança, mas alerta, “no Brasil a democracia nunca está ganha”.

Comparando por oposição com o que aconteceu com os militares que fizeram a revolução em Portugal em 1974, Duvivier lembra que no Brasil, “as forças armadas são muito golpistas”. “Seria muito feio para as forças armadas desrespeitar a decisão. Acho que vão tentar, estão tentando, mas a sociedade civil é muito unanime em condenar Bolsonaro”, explica o ator que conclui: “Acredito na força da sociedade civil em condenar Bolsonaro e em repelir qualquer tentativa de golpe”.

Questionado sobre a liberdade que o humorista tem ou não tem hoje no Brasil, Gregório Duvivier lembra que “o humor vive de correr riscos e a empurrar os limites”. Ao Ensaio Geral, o ator afirma que como humoristas, “não dá para a gente se sentir amedrontado, pensar duas vezes antes de falar”.

“O pior inimigo do humor é a censura prévia. A gente sofreu muito no Brasil, a censura institucional, mas também muita censura interna e prévia. Isso acabou sendo muito ruim para a gente”, diz Duvivier sobre os últimos anos.

De acordo com as suas palavras “uma das funções do humor, é testar os limites, e não aceitar as restrições antes delas acontecerem”. “O humorista não pode pedir permissão, pode até pedir desculpas, mas não pode pedir permissão” alerta Duvivier.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    04 dez, 2022 Lisboa 15:59
    E tem toda a razão. Fascista bom é fascista morto.

Destaques V+