Tempo
|
A+ / A-

Festival Eurovisão da Canção muda sistema de voto

22 nov, 2022 - 16:20 • Pedro Valente Lima

Voto do júri nas semifinais acaba. Também passará a haver a possibilidade de voto online para espectadores que não residam em países concorrentes. A decisão é motivada pelas irregularidades detetadas no voto do júri nas meias-finais da edição deste ano.

A+ / A-

A União Europeia de Radiodifusão anunciou, esta terça-feira, alterações ao sistema de voto no Festival Eurovisão da Canção. A principal novidade é o facto de deixar de existir voto do júri nas meias-finais do concurso.

Em comunicado oficial, publicado no site do festival, a organização anunciou que, nas semifinais, os 20 países a apurar serão escolhidos exclusivamente a partir do voto popular.

No entanto, a final mantém a fórmula que combina as preferências do público e do júri, método realizado desde 2009.

Martin Österdahl, supervisor executivo do Festival Eurovisão da Canção, diz que este é mais um passo nos 67 anos de um concurso em "evolução constante", para que se mantenha "relevante e entusiasmante".

"Estas mudanças reconhecem a enorme popularidade do concurso ao dar mais valor aos espectadores do maior evento musical à escala mundial."

Precisamente devido à sua dimensão mundial, a partir da edição de 2023, em Liverpool (Reino Unido), também passará a existir votação online disponível para quem não for residente de um dos países em competição no Festival Eurovisão da Canção.

O processo de voto pela internet será válido tanto nas semifinais, como na final e os pontos amealhados terão o mesmo peso que um país concorrente. Para tal, à semelhança da chamada telefónica à cobrança, os utilizadores terão de registar um método de pagamento online.

"Tendo em conta o impacto global do evento, todos os que estiverem a assistir, em qualquer parte do mundo, poderão votar nas suas músicas favoritas", acrescenta Österdahl.

Ainda de acordo com o mesmo texto, a decisão da organização é motivada pelas irregularidades de votação do júri registadas no Festival Eurovisão da Canção deste ano, em Turim (Itália). Seis jurados do Azerbaijão, Geórgia, Montenegro, Polónia, Roménia e São Marino terão trocado votos entre si.

"No seguimento das irregularidades de natureza sem precedentes na edição de 2022, a EBU criou um grupo de trabalho para engendrar maneiras de proteger a integridade do evento", refere o comunicado.

O 67.º Festival Eurovisão da Canção realiza-se a 9, 11 e 13 de maio de 2023, em Liverpool. A Ucrânia venceu a mais recente edição, mas a invasão russa inviabiliza a organização do evento no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+