Tempo
|
A+ / A-

Museu da Terra de Miranda entra em obras

18 nov, 2022 - 11:55 • Olímpia Mairos

Orçadas em cerca de 1,1 milhão de euros visam contribuir para o reforço da coesão territorial e para o incremento do turismo e do desenvolvimento da região.

A+ / A-

Já arrancaram as obras de remodelação e ampliação do Museu da Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro, prevendo-se que possam estar concluídas dentro de 14 meses.

De acordo com Celina Pinto, diretora do Museu da Terra de Miranda, esta intervenção e ampliação, vem marcar uma nova etapa da história do museu.

Desde logo - sublinha a responsável - vem proporcionar “condições dignas ao funcionamento desta instituição, que se quer capaz de cumprir a sua missão museológica de conservação, salvaguarda, interpretação e comunicação do património cultural, assim como, o reforço de constituição de equipas, de parecerias e redes de trabalho, objetivando o desenvolvimento de um trabalho estrutural”.

Vai possibilitar ainda a “criação de novos conteúdos museográficos, permitindo a aproximação a uma nova museologia, mais contemporânea, mais sensitiva e mais interativa, sentida e partilhada num espaço de referência que ultrapassa a dimensão local, considerando que este museu é detentor de um potencial antropológico/etnográfico incondicionalmente único no contexto nacional”, destaca.

Celina Pinto acredita que a intervenção agora iniciada poderá “contribuir para o reforço da coesão territorial e para o incremento do turismo e do desenvolvimento da região”, realçando que em termos de discurso, “pretende-se reforçar a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura do próprio território, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura”.

O MTM encontra-se temporariamente instalado, desde agosto, no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro.

A intervenção representa um investimento de cerca 1,1 Milhão de Euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020, e resulta de uma candidatura apresentada, pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do PO Norte 2020.

O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico localizado na cidade de Miranda do Douro. Situado no centro histórico, encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII. Fundado por António Maria Mourinho, a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+