Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Christie's

Recorde. Leilão de obras de arte colecionadas pelo cofundador da Microsoft rende 1.5 mil milhões

10 nov, 2022 - 12:21 • Redação

Christie's fala no maior leilão de arte de sempre, que viu várias pinturas de Vincent van Gogh, Georges Seurat, Paul Gauguin, Paul Cézanne e Gustav Klimt baterem recordes individuais.

A+ / A-

Uma série de pinturas e esculturas detidas pelo falecido cofundador da Microsoft, Paul Allen, foi leiloada por um total recorde de 1,5 mil milhões de dólares esta semana.

De acordo com a Christie's, casa de leilões responsável pelo evento, este representa o maior leilão de arte de sempre.

A Christie's adianta em comunicado que as pinturas de Vincent van Gogh, Georges Seurat, Paul Gauguin, Paul Cézanne e Gustav Klimt foram arrematadas por mais de 100 milhões de dólares cada uma, o que corresponde igualmente a recordes de leilão de peças de cada um desses artistas.

O dinheiro arrecadado neste leilão será doado a uma série de organizações de caridade que Allen apoiou até à sua morte em 2018.

A peça leiloada pelo valor mais alto foi a pintura "Les Poseuses, Ensemble", de Seurat, famoso precursor do movimento pontilhista (técnica nascida do Impressionismo), datada de 1888, que foi arrematada por 149.2 milhões de dólares.

Para além desta pintura, bateram também recordes as obras "A Montanha de Santa Vitória", de Paul Cézanne, arrematada por 138 milhões de dólares; "Pomar cercado por Ciprestes", por 117.2 milhões; "Maternidade II" de Gauguin, por 105,7 milhões; e "Floresta de Bétulas", por 104.6 milhões.

A par destes, foram ainda leiloadas pinturas de Georgia O'Keefe, Claude Monet, David Hockney, Andrew Wyeth e Pablo Picasso, bem como esculturas de Alexander Calder e Max Ernst.

Face à guerra na Ucrânia e às incertezas económicas a nível global, os super ricos vêem cada vez mais na arte um investimento seguro, indicam especialistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+