Tempo
|
A+ / A-

Japonês Ryoji Ikeda apresenta viagem espacial em Serralves

10 nov, 2022 - 16:16 • Lusa

A criação "Micro/Macro" vai estar patente ao público a partir de sábado.

A+ / A-

A criação "Micro/Macro", do japonês Ryoji Ikeda, é uma espécie de viagem no tempo dentro de um cubo negro onde são projetadas imagens de tráfego digital, satélite, telescópio ou ADN e que abre ao público em Serralves no sábado.

"É uma viagem de 10 minutos e é uma viagem de 20 anos do trabalho do artista [Ryoji Ikeda]. Ao longo deste período ele desenvolveu e investigou várias áreas. Esteve no CERN [Organização Europeia para a Investigação Nuclear], esteve na NASA [Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, dos Estados Unidos da América] e o resultado são estas imagens, processadas por computador", explicou à Lusa Paula Fernandes, da Fundação de Serralves, durante uma visita para a imprensa ao projeto "Micro/Macro".

"Micro/Macro" é uma caixa negra vazia e suspensa no "parterre" dos jardins localizados junto à Casa de Serralves e tem o interior revestido com uma alcatifa negra onde, ao longo de cerca de 10 minutos, se podem ver imagens processadas em computador projetadas num ecrã de alta-definição.

São projetadas imagens de tráfego digital, imagens de satélite, imagens do planeta Terra, imagens captadas por telescópio, imagens de ADN, sempre em conjugação com música composta também por Ikeda.

"[Ikeda] faz essa compilação e descreve como se fosse uma sinfonia, como se fosse uma composição", resumiu Paula Fernandes.

Ryoji Ikeda contou aos jornalistas, hoje no Porto, que a obra é "uma experiência inesquecível na vida".

"A finalidade da obra é fazer os espectadores mergulharem num absoluto extremo de escalas entre os limites bipolares através de sequências audiovisuais extremamente detalhadas. Será uma experiência bastante visceral, mas simultaneamente intelectual", lê-se no dossiê de imprensa entregue hoje aos jornalistas durante a visita à obra.

A intenção de Ikeda para criar o pavilhão temporário é proporcionar uma experiência "cinemática intensa, criando no pavilhão um ambiente imersivo que combina arquitetura, instalação e música, comparável ao de uma sinfonia".

Segundo Nuno Brandão Costa, arquiteto do Porto que materializou o projeto do pavilhão do artista japonês, a arquitetura teve a função de "criar um recinto para a instalação do artista acontecer".

"O meu papel foi materializar e encontrar o sítio em Serralves que fosse apropriado para criar a atmosfera pretendida pelo artista", explicou.

Esta obra pode ser vista no jardim de Serralves até setembro de 2023.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+