Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit

O jornalismo e as alterações climáticas. “Fomos preguiçosos até ser quase demasiado tarde”

02 nov, 2022 - 12:05 • Diogo Camilo

Editores da Reuters e Euronews defendem que as questões do clima e do ambiente “não devem ser só chavões ou clichés”. Pensar em alterações climáticas a toda a hora, admitem, “pode ser cansativo”, mas a urgência do problema torna necessário “martelar a cabeça das pessoas”.

A+ / A-

“Jornalismo e responsabilidade são dois lados da mesma moeda”, é esta a visão de Yasir Khan sobre as alterações climáticas.

O chefe de redação da Fundação Thomson Reuters acredita que o ser humano foi "demasiado preguiçoso" na questão das alterações climáticas, só estando a acordar para o assunto quando é “quase demasiado tarde”.

No painel “Devem as alterações climáticas dominar as notícias?”, que decorreu esta quarta-feira, na Web Summit, a audiência foi questionada sobre quem viajou até Lisboa de avião para a cimeira tecnológica, com os oradores a indicarem que, se o que disseram teve impacto nas ações ou divulgação do problema, “já valeu a pena” ali estarem.

Para Ruth Wright, editora da Euronews Green e Euronews Travel, é necessário “martelar a cabeça” das pessoas com as alterações climáticas e é dever do jornalismo e dos jornalistas introduzir uma cultura de preocupação sobre o assunto.

“É um limbo entre estar informado ou equilibrado mentalmente. Mas se empoderarmos os nossos leitores com informação credível, podemos mitigar muita dessa ansiedade.”

O céu está a cair, mas se isso for a única coisa que partilhamos, as pessoas vão deixar de nos ouvir. Pensar sobre alterações climáticas todos os dias, a toda a hora, pode ser cansativo”, respondeu Khan.

Ruth Wright fez ainda uma comparação, indicando que papel dos jornalistas é “fazer as pessoas sentirem-se menos malucas”.

“Sabemos que as ondas de calor estão a provocar mais mortes. Se explicarmos isto às pessoas, elas vão sentir-se compreendidas”, acredita a editora da Euronews.

O tema "impacta a política internacional, a tecnologia, impacta o nosso dia a dia, logo não devia ser só chavões ou clichés", acrescentou.

Já o chefe de redação da Reuters recorreu a um exemplo concreto para defender que tudo seja posto na balança no que toca ao peso das ações de cada um no clima.

“A nossa correspondente na Colômbia, para um trabalho na Amazónia, precisou de se deslocar com recurso a três aviões. Mas se ela não fosse, ninguém contaria a história. É preciso pensar se vale a pena. E acho que neste caso vale.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+