Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festival Fólio em Óbidos é uma “livraria andante e viva”

06 out, 2022 - 15:04 • Maria João Costa

Começa hoje e decorre até 16 de outubro, em Óbidos, o Festival Literário Internacional Fólio. Dedicado este ano ao tema “Poder”, o evento soma mais de uma dezena de mesas de debate com autores, várias exposições e concertos. A vila recebe este ano dois Nobel da Literatura

A+ / A-

É “uma livraria andante e viva”, é desta forma que a escritora Patrícia Portela se refere ao festival Fólio, que começa esta quinta-feira e que decorre até ao próximo dia 16 de outubro em Óbidos.

A vila literária que este ano dedica o festival ao tema do “Poder” promove encontros com escritores, exposições, concertos e lançamentos de livros, um deles, “Crónicas Fora de Jogo” de Patrícia Portela.

Em entrevista à Renascença, a autora portuguesa fala na necessidade de “provocar encontros” em torno dos livros. Patrícia Portela considera que “é muito fácil um livro perder-se”, por isso defende festivais como o que acontece há sete anos em Óbidos.

No programa deste ano, o grande destaque vai para a presença de dois escritores que já venceram o Prémio Nobel da Literatura. Este sábado, dia 8, às 21h será a polaca Olga Tokarczuk, autora de obras como “Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos” e “A Alma Perdida”, a participar num encontro sobre o tema ‘Limites’, com moderação do jornalista e editor Carlos Vaz Marques.

Depois, no segundo e último fim-de-semana do festival será a vez do escritor nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Nobel em 1986 participar no Fólio. O autor será entrevistado pelo poeta e crítico literário José Mário Silva a partir das 21h na tenda Vila Literária sobre o tema da ‘Infância’.

Tal como em edições anteriores, o Fólio organiza a sua programação em diversos capítulos. Além das sessões com autores, há também debates em torno da edução, exposições de ilustração e concertos. Para a escritora portuguesa Joana Bértholo que estará no Fólio a lançar o seu mais recente romance “História de Roma”, o festival representa já “uma espécie de ritual” nesta altura do ano.

“É sempre bom voltar a Óbidos. Tenho memórias das boas conversas que tive lá, das exposições que vi, das conversas que ouvi. Espero que este ano se prolongue essa boa sensação”, diz a autora em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença.

No cartaz desta edição, haverá espaço para debater o tema do ‘Poder’ através de várias nuances. A autoras como Bernardine Evaristo e Pilar Quintana falarão sobre “Emancipação”; Mia Couto e José Manuel Gameiro falarão sobre “Distância”, já Eduardo Halfon e Sandro William Junqueira debaterão a questão da “Identidade”.

No dia 8 será entregue em Óbidos o Prémio Nacional de Ilustração, no âmbito da exposição PIM! na Galeria Nova Ogiva. Entre os lançamentos de novos livros, além das obras de Joana Bértholo e Patrícia Portela, no Fólio será também apresentado, dia 8, o novo livro de Gonçalo M. Tavares intitulo “O Diabo” e no dia 14 será o escritor angolano Ondjaki a lançar “Vou Mudar a Cozinha”, entre outros livros.

Além de diversas oficinas, masterclasses, cinema e teatro, o Fólio conta também com uma programação de concertos. Já no sábado o público vai poder ouvir o projeto Expresso Transatlântico dos irmãos Gaspar e Sebastião Varela, dia 12 é a voz de Marta Hughon que encherá o palco do Fólio, dia 13 é a vez de Cabrita levar o som do seu saxofone a Óbidos, dia 15 é a vez dos portugueses Cassete Pirata atuarem no palco Inatel.

Toda a programação do Fólio pode ser explorada no site do festival que tem entrada gratuita para as suas iniciativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+