Tempo
|
A+ / A-

Depois da pandemia, Serralves volta a fazer Festa de Outono este fim-de-semana

24 set, 2022 - 21:01 • Maria João Costa

São dois dias de programação pensada para toda a família e com entrada gratuita. A Fundação de Serralves voltar a organizar a iniciativa que marca o arranque do outono e que, na última edição mobilizou 80 mil pessoas.

A+ / A-

Depois de um interregno de dois anos, devido à pandemia, a Festa de Outono está de regresso a Serralves. É um dos eventos mobilizadores de público que aquela instituição do Porto realiza. Na última edição em 2019 juntou 80 mil pessoas.

Sábado e domingo, os portões da Fundação abrem às 10h. Até às 19h o público pode usufruir de múltiplas atividades, a grande maioria ao ar livre. A Festa de Outono é pensada para toda a família e conta com entrada gratuita.

Ao Ensaio Geral da Renascença, o programador responsável pela iniciativa explica que “o programa é diversificado e multidisciplinar”. Rui Costa lembra que essa é também uma “marca da programação de Serralves e da Festa de Outono”

Além de oficias “com um pendor mais ambiental”, indica o programador, haverá também iniciativas ligadas às “artes e ofícios”. No Parque de Serralves o público poderá também fazer “saídas de campo” e participar em eventos ligados à preservação da natureza, nomeadamente das raças autóctones presentes na Quinta de Serralves, como o Burro de Miranda.

O público de Serralves vai ainda poder ouvir vários concertos ou ver uma exposição dedicada à arte dos cogumelos. Rui Costa explica que é uma mostra que “desperta para a crescente relevância dos fungos”.

Para as crianças há também cinema. A iniciativa “cine-mini” prevê vários filmes para “a primeira infância”, diz Rui Costa, ou seja, para crianças dos “três aos seis anos”. São filmes que vão ser exibidos na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Neste regresso da Festa, a equipa de Serralves apostou também numa programação artística para todos os gostos e idades. Durante o fim-de-semana “há um conjunto diversificado de espetáculos, seja no âmbito do teatro Dom Roberto e de marionetas, com vários espetáculos desta natureza. Há outro espetáculo que também se interliga que é uma performance deambulatória”, explica Rui Costa que lembra que a atriz e encenadora Catarina Requeijo também regressa a Serralves com a peça de teatro “Não há duas sem Três”, que encerra uma trilogia de espetáculos.

O público poderá também assistir a circo contemporâneo, nomeadamente com “o espetáculo ‘Rasto’ da Companhia Erva Daninha”, diz o programador desta Festa de Outono que espera o regresso do público às enchentes em Serralves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+