Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o escritor espanhol Javier Marías

11 set, 2022 - 15:32 • Redação com Lusa

Um dos mais importantes autores espanhóis da atualidade faleceu aos 70 anos.

A+ / A-

Morreu Javier Marías. O escritor espanhol tinha 70 anos. A notícia da sua morte foi confirmada pela família, este domingo, ao jornal El País, onde colaborava regularmente.

O escritor madrileno lançou recentemente o livro "Tomás Nevinson", editado em Portugal. Entre os inúmeros trabalhos que publicou desde que começou a escrever aos 19 anos, contam-se obras como "Coração Tão Branco", "Os Enamoramentos" ou "Todas as Almas".

Javier Marías nasceu em Madrid em 1951 e é considerado um dos mais importantes autores espanhóis da atualidade. Venceu diversos prémios, como o Prémio Literário Europeu, em 2011.

Filho do filósofo Julián Marías, o autor madrileno publicou o seu primeiro romance - "Os domínios do lobo" - em 1971.
O seu último livro, "Tomás Nevison", foi publicado em março.

Em dezembro de 2021, o escritor espanhol foi eleito membro internacional da Royal Society of Literature, instituição de solidariedade do Reino Unido, que se dedica à promoção da literatura.

A 15 de agosto, a editora Alfaguara tinha confirmado à agência espanhola EFE que o escritor sofria de uma doença pulmonar, da qual se encontrava a recuperar.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+