Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal é o país convidado da 16.ª Festa do Livro da Colômbia

31 ago, 2022 - 11:58 • Lusa

Descrita como "o segundo evento literário mais importante da Colômbia", a Festa do Livro e da Cultura começa a 09 de setembro e vai contar com a presença dos autores Bruno Vieira Amaral, João MacDonald, José Luís Peixoto, Luís Cardoso, Mafalda Milhões, Maria Quintans e Mariana, a Miserável.

A+ / A-

Portugal é o país convidado da Festa do Livro e da Cultura da Colômbia, em setembro em Medellín, com a presença de vários escritores, exposições e uma celebração da obra de José Saramago, revelou o Instituto Camões esta quarta-feira.

Descrita como "o segundo evento literário mais importante da Colômbia", a Festa do Livro e da Cultura começa a 09 de setembro e vai contar com a presença dos autores Bruno Vieira Amaral, João MacDonald, José Luís Peixoto, Luís Cardoso, Mafalda Milhões, Maria Quintans e Mariana, a Miserável.

Segundo o programa divulgado no ‘site’ do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a festa literária associa-se também ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, contando com a presidente da Fundação Saramago, Pilar del Río, com o comissário das celebrações, Carlos Reis, e com o autor Ricardo Viel, que coassinou o livro "Saramago, os seus nomes. Um álbum biográfico".

No pavilhão dedicado a Portugal vai estar uma exposição dedicada ao Nobel da Literatura e na Cinemateca de Medellín vão ser exibidos três filmes inspirados na vida e na obra de Saramago: "Embargo" (2010), de António Ferreira, "José e Pilar" (2010), de Miguel Gonçalves Mendes, e "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (2020), de João Botelho.

Na livraria colombiana Lerner estarão à venda cerca de 3.500 exemplares de mais de 250 títulos de literatura portuguesa e lusófona.

Estão ainda previstas várias iniciativas paralelas, como a distribuição de uma antologia de ilustração e poesia portuguesa feitas por mulheres na rede de metropolitano de Medellín, visitas de autores a escolas da cidade e exposições, nomeadamente "Viagem a Portugal", do fotojornalista português Pedro Sá da Bandeira, a residir em Bogotá.

A programação musical da festa abre com o Rumos Ensemble, de João Vasco Almeida, Anne Vitorino d’Almeida e Luís Gomes, e fecha com a fadista Beatriz Felício.

A participação portuguesa na festa literária tem curadoria do investigador e tradutor colombiano Jerónimo Pizarro e do conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Bogotá, Pedro Rapoula.

A 16.ª edição da Festa do Livro e da Cultura é subordinada ao tema "Tempo de Imaginar" e decorrerá no Jardim Botânico Joaquim António Uribe. Em 2021, a festa literária contou com cerca de 600 mil visitantes ao longo de uma semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+