Tempo
|
A+ / A-

Espectáculos "inéditos e irrepetíveis" de jazz voltam à Figueira da Foz

25 ago, 2022 - 07:30

Festival é organizado pela autarquia e decorre de 1 a 3 de setembro, no Grande Auditório do Centro de Artes e Espetáculos.

A+ / A-

Jazz feito por portugueses, mostrado em "espetáculos inéditos e irrepetíveis", é o que promete o Figueira Jazz Fest, que volta este ano a realizar-se no início de setembro.

O festival é organizado pela Câmara da Figueira da Foz e decorrerá de 1 a 3 de setembro, no Grande Auditório do Centro de Artes e Espetáculos.

No primeiro dia do terceiro Figueira Jazz Fest, o saxofonista, produtor, compositor e diretor musical João Cabrita, que está a celebrar 33 anos de carreira, convida The Legendary Tigerman, Samuel Úria e Selma Uamusse para com ele interpretarem os temas do seu disco.

"O jazz encontrará os blues de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), o `pop-rock` de Samuel Úria e a expressão lusófona e a `world music` de Selma Uamusse", referiu a organização.

Para além dos convidados, João Cabrita estará acompanhado por três saxofonistas, nomeadamente André Murraças, João Capinha e Gonçalo Prazeres, pelo baterista Filipe Rocha e pelo multi-instrumentista João Rato (nas teclas e na guitarra).

No dia 2, será a vez de o Lisboa String Trio - um grupo composto por José Peixoto na guitarra clássica, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e Carlos Barreto no contrabaixo - juntar o jazz com o fado e as músicas do mundo.

O último dia do Figueira Jazz Fest ficará marcado por um espetáculo que junta em palco Mário Laginha e Pedro Burmester, "para tocar a singular, bela e poética música de Bernardo Sassetti, parceiro de tantas horas em vários palcos do mundo".

A organização sublinhou que, "onze anos depois do último concerto a três pianos (que juntava os três em palco), os dois pianistas interpretam o genial compositor e pianista (desaparecido há 10 anos)" e revivem os momentos que partilharam.

Trata-se de "um concerto simultaneamente íntimo e extrovertido, de quatro mãos cúmplices há mais de 30 anos" que, para além de obras de Bernardo Sassetti, terá também obras de Laginha, Piazzola e Ravel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+