Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Elvas recebe o maior festival de cultura catalã

22 ago, 2022 - 15:02 • Rosário Silva

O APLEC internacional decorre na cidade alentejana nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

A+ / A-

A cultura popular catalã vai encher as praças e ruas do centro histórico de Elvas, cidade património mundial da UNESCO, entre os dias 26 e 28 de agosto.

Trata-se da 34.ª edição do APLEC Internacional, um encontro que une as “diversas expressões do folclore catalão”, e que se tem celebrado todos os anos, “desde 1988 em várias cidades da Europa e outras partes do mundo, como Paris, Frankfurt ou Washington”, revela uma nota de imprensa enviada à Renascença.

A cidade alentejana aguarda a presença de mais de 600 membros de 34 grupos de cultura popular catalã que vão participar neste evento cultural de âmbito internacional.

Elvenses e visitantes vão poder assistir, durante três dias, a diferentes espetáculos de dança, como “a tradicional sardana, gigantes, diabos, habaneras, jogos tradicionais”, assim como exposições e palestras.

O encontro arranca a 26 de agosto às 18h00, com uma receção institucional à Catalunha e aos grupos participantes, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão De Almeida, a conselheira da Ação Externa do Governo da Catalunha, Victòria Alsina, e o delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis.

O APLEC é o maior festival de cultura catalã e volta a Portugal 20 anos depois de se ter estreado em Lisboa (2002).

O evento é organizado pela delegação do Governo da Catalunha em Portugal, a Câmara Municipal de Elvas e a Adifolk, entidade que promove a cultura popular catalã a nível nacional e internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+