Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autor Salman Rushdie esfaqueado no pescoço em evento em Nova Iorque

12 ago, 2022 - 16:55 • Redação

Suspeito do ataque foi detido e o escritor está a ser submetido a uma cirurgia.

A+ / A-

O escritor Salman Rushdie foi atacado esta sexta-feira em palco durante um evento literário em Nova Iorque, com a polícia estatal a confirmar entretanto que o escritor britânico foi "esfaqueado no pescoço".

Rushdie preparava-se para discursar no Instituto Chautauqua quando, começou por avançar um jornalista da Associated Press presente, um homem saltou para o palco e "esfaqueou ou esmurrou" Rushdie, que caiu para o chão.

O suspeito foi detido de imediato e levado pela polícia. Ainda não são conhecidos mais detalhes sobre o estado de saúde do escritor.

Em comunicado, a polícia do estado de Nova Iorque confirmou que Rushdie sofreu um ferimento de faca no pescoço e que foi transportado para um hospital local de helicóptero.

O ataque ocorreu pelas 11h da manhã (16h em Lisboa) e "a sua condição de saúde ainda não é conhecida", adiantou a polícia. "O entrevistador sofreu um pequeno ferimento na cabeça."

De acordo com o jornal The New York Times, que cita um email do agente de Salman Rushdie, o autor está vivo e está a ser submetido a uma cirurugia.

Rita Landman, uma endocrinologista que estava na plateia, subiu ao palco para oferecer ajuda depois do incidente. A especialista relatou ao New York Times que Rushdie tinha vários ferimentos, incluindo uma no lado direito do pescoço, e que tinha uma poça de sangue debaixo do corpo. Mas a médica diz que o escritor parecia estar vivo e que não estava a receber manobras de reanimação.

"As pessoas diziam: 'Ele tem pulso, ele tem pulso, ele tem pulso'", disse Rita Landman ao jornal norte-americano.

O livro "Os Versículos Satânicos", que o escritor indo-britânico publicou em 1988, está banido no Irão desde esse ano sob acusações de blasfémia.

No ano seguinte, o então aiatola do Irão, Ruhollah Khomeinei, emitiu uma fatwa contra Rushdie, condenando o autor à morte por causa do livro e oferecendo um prémio de mais de 3 milhões de dólares de recompensa a quem o matar.

[atualizado às 21h32]

Salman Rushdie veio à Europa e encontrou um continente perturbado
Salman Rushdie veio à Europa e encontrou um continente perturbado
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+