Tempo
|
A+ / A-

O céu mágico do Alentejo na Dark Sky Party Alqueva

27 jul, 2022 - 14:00 • Rosário Silva

A palestra de Heidemarie Stefanyshyn-Piper, antiga astronauta norte-americana, é um dos destaques do programa da Dark Sky Party Alqueva, que se realiza a 29 e 30 de julho, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

A+ / A-

Em baixo a água, no céu, as estrelas. É a Dark Sky Party Alqueva que está de volta e a poucas horas de começar no parque de merendas do Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Workshops, palestras, provas de vinho e observações do céu, são atividades agendadas para o Lago Alqueva, que integram o cartaz da festa das estrelas, marcada para os dias 29 e 30 de julho, numa organização do Dark Sky Alqueva, município de Reguengos de Monsaraz e ATLA - Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva.

A inauguração acontece na sexta-feira, às 21h00, seguindo-se a primeira palestra com o tema “Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX”, por Raul Cerveira Lima, professor adjunto de Física na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

Uma hora depois, é a vez de Miguel Claro, astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, apresentar o seu “Passeio Cósmico”.

José Augusto Matos, guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia, é o senhor que se segue. Vai falar, por volta das 22h30, sobre “Murmúrios da Terra”, seguindo-se uma visita guiada ao céu a olho nu. À mesma hora, cerca das 23h00, decorre uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

No segundo dia, o programa integra atividades no Lago Alqueva a partir das 17h00, com canoagem, barco com bananaboat e stand up paddle, promovidas pela Alentejo Break, e às 18h00, tem lugar uma observação solar.

Neste dia 30 de julho, pode contar também com uma prova de vinhos com o produtor vitivinícola Casa de Sabicos, decorrendo a partir das 18h30, as primeiras sessões dos workshops “Sistema Solar comestível” e “Universo de papel”, pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

“Viajando do Macro ao Microcosmos” é o tema da aula de ioga que vai realizar-se às 19h30 pelo Áshrama Évora Dhyána – Centro do Yoga. À noite, pelas, 21h30 decorre a palestra “Dos buracos negros às ondas gravitacionais”, por Francisco Lobo, coordenador e investigador do Instituto de Astrofísica.

A palestra “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer” pelo astrónomo Miguel Gonçalves acontece às 22h00, seguindo-se Humberto Campins, membro da Missão OSIRIS-REx da NASA e professor de física e astronomia na Universidade da Flórida (Estados Unidos da América), com a palestra “How likely is an asteroid to ruin your day”.

Às 22h40, e esta é uma das novidades do evento, a ex-astronauta da NASA e capitã aposentada da Marinha dos Estados Unidos da América, Heidemarie Stefanyshyn-Piper, apresenta a palestra “My Story”.

O produtor de vinhos Louro Wines vai realizar às 23h00 uma prova cega de vinhos intitulada “Via Vínica na Via Láctea” e à mesma hora decorre também um concerto meditativo com Moksha Sound Journeys.

Com uma observação noturna, por volta das 23h30, fica concluída esta edição da Dark Sky Party Alqueva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+