Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exposição

Há um “Mundo de Aventuras” para viver em Évora

05 jul, 2022 - 14:12 • Rosário Silva

A nova mostra da Fundação Eugénio de Almeida propõe, através das imagens e narrativas, colocar em perspetiva parte da identidade e história portuguesa.

A+ / A-

O Centro de Arte e Cultura (CAC) de Évora da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) inaugura, a 9 de julho, a sua nova exposição “Mundo de Aventuras”, da autoria de João Fonte Santa.

Com curadoria de José Alberto Ferreira, a mostra pretende ser um convitea questionar e reinterpretar imagens e narrativas que ditaram a identidade da nação portuguesa”, anuncia a FEA, em comunicado enviado à Renascença.

A exposição, que “resulta da interrogação e desconstrução das histórias e mitologias nacionais por parte do artista”, assenta em três núcleos.

No primeiro núcleo, segundo a FEA é “explorada a identidade nacional, entre o berço da Nação e A Portuguesa”, enquanto que o segundo núcleo “aborda imagens publicadas no relato dos exploradores portugueses Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, ‘De Angola à contracosta’”.

As telas que abrem a exposição representam, precisamente, imagens desse livro, originalmente publicado em 1886.

“Evocando a leitura aventurosa desta Descrição de uma viagem através do continente africano compreendendo narrativas diversas, aventuras e importantes descobertas, a fauna e flora são analisadas, fotografadas e reproduzidas ilustrando cada passo da travessia continental”, sublinha o comunicado.

Quanto ao terceiro núcleo, trabalhado sobre um original de banda desenhada português anónimo, datado de 1977, “volta a explorar a fauna africana, com telas de cores fortes e traço preciso, como um paraíso selvagem domesticado pelas armas e caça dos exploradores humanos”.

“Mundo de Aventuras”, segundo os promotores, “desafia a mergulhar nos 31 desenhos da série”, pondo “a identidade e história portuguesa em perspetiva, através da reanálise de imagens e narrativas”.

João Fonte Santa é natural de Évora e um dos artistas mais representativos da sua geração.

O seu trabalho aborda a “incessante multiplicação de instâncias produtoras de imagens, a sua circulação na cultura de massas e a legibilidade ideológica destes processos”, refere o currículo do artista.

Fonte Santa apropria-se habitualmente de imagens, da banda desenhada aos jornais, da pintura à fotografia, da iconografia popular ao cinema, “a partir das quais interroga sentidos, filiações, sensibilidades e identidades”.

No decorrer do programa inaugural, a 9 de julho, pelas 16h00, Alice Geirinhas e o diretor do CAC, José Alberto Ferreira, conversam com João Fonte Santa sobre o “Mundo de Aventuras”, seguindo-se uma visita guiada à exposição.

A mostra, com entrada livre, fica patente até fevereiro de 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+