Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo espera que "parte relevante do legado de Paula Rego fique em Portugal"

08 jun, 2022 - 19:21 • Lusa

Presidente da República pede que Estado e privados completem compra de obras feita pela Gulbenkian.

A+ / A-

O Presidente da República destacou hoje a recente compra de obras da pintora Paula Rego pela Fundação Calouste Gulbenkian, "mesmo no final da sua vida", e pediu que Estado e privados completem essa iniciativa.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas em Braga, a propósito da nota de condolências que hoje fez publicar, em que defende que a maior homenagem que se pode fazer à pintora é "garantir, através de intervenções de organismos públicos e privados, que uma parte relevante do legado de Paula Rego ficará em Portugal".

"Felizmente, nos últimos tempos, a Fundação Gulbenkian comprou talvez as obras mais significativas de Paula Rego. Isso foi feito mesmo no final da sua vida, sabemos hoje, por iniciativa de seu filho, Nick, e pela compreensão da então presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, doutora Isabel Mota", assinalou.

Em seguida, o chefe de Estado defendeu que "tudo o que se possa fazer, completando aquilo que a Gulbenkian já fez, mesmo relativamente a obras que não são as mais emblemáticas, para haver em Portugal no futuro o testemunho daquilo que foi uma vida riquíssima e uma projeção no mundo, deve ser feito".

O Presidente da República referiu que "uma parte das obras" de Paula Rego estão, "a título não definitivo, num museu que é o seu museu em Cascais", a Casa das Histórias.

"No futuro, quer o Estado, quer entidades privadas que o possam, devem trazer para Portugal ou manter em Portugal a título definitivo o maior número de obras da Paula Rego", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa prestou declarações à comunicação social no fim de uma visita à Escola Secundária de Maximinos, em Braga, onde se encontra para as comemorações do Dia de Portugal, que começam oficialmente na quinta-feira de manhã.

O programa de comemorações do 10 de Junho prosseguirá em Londres, até dia 12, com a participação do Presidente da República e o primeiro-ministro, junto da comunidade portuguesa no Reino Unido.

Paula Rego morreu hoje, aos 87 anos, em Londres, onde vivia.

Em 28 de janeiro deste ano, a Fundação Calouste Gulbenkian anunciou a aquisição das obras de Paula Rego "O Anjo", de 1998, e "O Banho Turco", de 1960.

De acordo com um comunicado divulgado na altura, "com esta incorporação, a Fundação Calouste Gulbenkian "consolidou a sua posição internacional como instituição privada com o maior e mais significativo acervo da artista, constituído por 37 obras".

Isabel Mota cessou entretanto funções como presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, cargo que é atualmente exercido por António Feijó, desde 03 de maio.

Maria Paula Figueiroa Rego, nascida em Lisboa a 26 de janeiro de 1935, numa família de tradição republicana e liberal, começou a desenhar ainda criança, um talento que lhe foi reconhecido pelos professores da St. Julian"s School, em Carcavelos, e partiu para a capital britânica com 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para fazer pesquisa sobre contos infantis, em 1975, e em Londres conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, cuja obra Paula Rego exibiu por várias vezes na Casa das Histórias, em Cascais.

A Casa das Histórias, que abriu em Cascais em 2009, projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura, com um acervo significativo de obras da autora, apresentou exposições do seu trabalho e de outros artistas, sobretudo portugueses, com quem a pintora tinha afinidades.

Nas últimas décadas, Paula Rego abordou temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros, do universo feminino. O seu trabalho foi influenciado pelos contos populares e pela literatura, nomeadamente a escrita de Eça de Queirós, que a levou a pintar quadros inspirados em livros como "A Relíquia" e "O Primo Basílio".

Em 2010, foi ordenada Dama Oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II e recebeu, em Lisboa, o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

Para incentivar os jovens a desenhar, em 2016 foi criado o Prémio Paula Rego, galardão anual atribuído a estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Paula Rego recebeu, em 1995, as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant"Iago da Espada, em 2004 a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant"Iago da Espada, e em 2011 o doutoramento "honoris causa" pela Universidade de Lisboa, título que possui de várias universidades no Reino Unido, como as de Oxford e Roehampton.

Em 2019, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.

A sua obra está representada em múltiplas coleções públicas, a nível nacional e internacional.

Em novembro de 2021, também a Galeria 111, que representou a pintora em Portugal desde o início da carreira, organizou uma exposição em sua homenagem, e da "relação de amizade e cumplicidade", que titulou "Saudades", com 27 obras que revisitam o seu percurso artístico desde os anos 1980 até trabalhos mais recentes, provenientes do atelier da pintora, em Londres.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+