Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carregador USB-C para todos os equipamentos na Europa a partir de 2024

07 jun, 2022 - 12:20 • Cristina Nascimento com agências

Acordo fechado esta manhã vai permitir, na União Europeia, uma poupança aos consumidores de 250 milhões de euros, estima o comissário europeu Thierry Breton.

A+ / A-
A União Europeia (UE) vai adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, "tablets" e câmaras, depois do acordo alcançado esta terça-feira entre o Parlamento Europeu (PE) e os Estados-membros.

"O acordo que fechamos esta manhã trará cerca de 250 milhões de euros (US$ 267 milhões) de poupanças para os consumidores", disse o chefe da indústria da UE, Thierry Breton, em comunicado.

"Isso também permitirá que novas tecnologias, como carregamento sem fios, surjam e amadureçam sem deixar que a inovação se torne uma fonte de fragmentação de mercado e inconveniência ao consumidor”, acrescentou.

"No Outono de 2024, o USB Type-C irá tornar-se a porta de carregamento comum para todos os telemóveis, tablets e câmeras na UE", disse o Parlamento Europeu em comunicado.

O acordo é inédito no mundo e ocorreu depois das empresas não terem chegado a um acordo sobre uma solução comum. A Comissão Europeia tinha defendido uma única porta de carregamento móvel há mais de uma década.

Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE.

Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE.

O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no outono de 2024.

As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

Com esta decisão, a Apple terá que mudar o carregador dos seus iPhones vendidos na Europa até 2024.

Os utilizadores de iPhones e telefones Android há muito que reclamam de ter que usar carregadores diferentes para os seus dispositivos. O primeiro é carregado a partir de um cabo Lightning, enquanto os dispositivos baseados em Android são alimentados por conectores USB-C.

Metade dos carregadores vendidos com telefones celulares em 2018 tinham um conector USB micro-B, enquanto 29% tinham um conector USB-C e 21% um conector Lightning, de acordo com um estudo da Comissão de 2019.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+