Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pussy Riot atuam em Lisboa e no Porto esta semana

06 jun, 2022 - 06:55 • Redação

A banda, que é conhecida por ser opositora do regime Putin, atuou pela última em Portugal há quatro anos no festival Paredes de Coura.

A+ / A-

A banda punk russa Pussy Riot dá dois concertos em Portugal. A digressão europeia Riot Days passa pelo Porto dia 8, na Casa da Música, e por Lisboa dia 9, no Cineteatro Capitólio.

A última atuação em solo nacional foi quatro anos no festival Paredes de Coura.

A banda é conhecida por ser opositora do regime Putin, inclusive, os elementos da banda já foram detidas por várias vezes.

A guerra na Ucrânia aumentou as críticas ao líder russo, seja nas entrevistas que o grupo dá ou nas redes sociais, onde manifestam o apoio ao povo ucraniano. Um dos membros da Pussy Riot juntou-se a uma iniciativa onde colocaram à venda um NFT da bandeira da Ucrânia, arrecadando mais de seis milhões de euros.

Já em 2014, após a invasão da Crimeia, as ativistas apelaram à Europa para travar a Rússia, durante uma visita ao Parlamento Europeu.

A banda formou-se em 2011 e tornou-se conhecida um ano depois, com a atuação numa catedral em Moscovo. Manifestavam-se contra Putin e o apoio da Igreja Ortodoxa ao Governo russo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+