Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio José Saramago aberto a livros inéditos não publicados

06 jun, 2022 - 22:32 • Lusa

Para esta 12.ª edição do galardão, foi decidida uma alteração no modelo de concurso. Há 600 candidatos e o vencedor será conhecido em outubro.

A+ / A-

O vencedor do Prémio Literário José Saramago, ao qual se apresentaram cerca de 600 candidatos, é conhecido outubro próximo, adiantou à Lusa fonte da organização.

Para esta 12.ª edição do galardão, foi decidida uma alteração no modelo de concurso, passando a distinguir inéditos ainda não publicados. Até à edição anterior, de 2019, o prémio distinguia uma obra já publicada.

O vencedor recebe o valor pecuniário de 40.000 euros e a publicação da sua narrativa em Portugal e restantes países de língua portuguesa.

A Fundação Círculo de Leitores, que promove o galardão, refere que a alteração "gerou um grande interesse e permitiu um claro aumento do número de participantes".

As candidauras estiveram abertas de 8 de janeiro até 31 de maio deste ano, tendo sido recebidas "cerca de 600, maioritariamente oriundas de Portugal e do Brasil, tendo-se verificado também uma significativa participação de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe", segundo comunicadso da Fundação Círculo de Leitores.

A primeira edição do Prémio José Saramago de literatura foi em 1999, tendo sido vencedor Paulo José Miranda com o romance "Natureza Morta".

O vencedor da anterior edição, em 2019, foi Afonso Reis Cabral com a obra "Pão de Açúcar".

O Prémio Saramago já distinguiu 11 autores, maioritariamente de nacionalidade portuguesa -- sete -, três brasileiros e um angolano, Ondjaki, em 2013, com "Os Transparentes".

José Luís Peixoto ("Nenhum Olhar"), Adriana Lisboa ("Sinfonia em Branco"), Gonçalo M. Tavares ("Jerusalem"), Valter Hugo Mãe ("O Remorso de Baltazar Serapião"), João Tordo ("As Três Vidas"), Andréa del Fuego ("Os Malaquias"), Bruno Vieira Amaral ("As Primeiras Coisas") e Julián Fuks ("A Resistência") são os outros vencedores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+