Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Livros

Festa do Livro regressa a Belém com Agustina e a guerra na Ucrânia no programa

25 mai, 2022 - 12:03 • Maria João Costa

De 2 a 5 de junho, os jardins do Palácio de Belém voltam a acolher a Festa do Livro. A iniciativa criada por Marcelo Rebelo de Sousa em 2016, conta este ano com 68 editoras e 117 bancas. Além dos livros há cinema e música com concertos gratuitos de José Cid, Manuel Cruz e Maria João Pires.

A+ / A-

Depois do interregno por causa da pandemia, a Festa do Livro está de volta aos jardins do Palácio de Belém a partir da próxima semana.

De 2 a 5 de junho, a iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa para promover os livros e os autores de língua portuguesa regressa com a participação de 68 editoras e 117 bancas que “correspondem a cerca de 250 marcas editoriais”, diz a Presidência numa nota emitida esta quarta-feira.

Com entrada livre, a Festa do Livro criada em 2016, conta este ano com as habituais sessões de autógrafos e lançamentos de livros, assim como com “o habitual espaço reservado aos mais pequenos, dinamizado pela Rede de Bibliotecas de Lisboa, onde haverá sessões do conto, jogos didáticos, yoga e música para bebés.”

Em comunicado, a presidência da República refere que, nesta edição, os “debates na Cascata terão como tema o centenário de Agustina Bessa-Luís e a Europa em tempos de guerra”. No sábado, pelas 17h está previsto um debate sobre o tema “O lugar de Agustina”, com a filha da escritora, Mónica Baldaque e com Álvaro Manuel Machado, que conta com a moderação do escritor Pedro Mexia.

No domingo, Pedro Mexia irá moderar outro debate que tem como tema a interrogação “Somos todos Europeus?” e que conta com a participação de Diana Soller e José Manuel Pureza. A guerra na Ucrânia centra também atenções na programação de cinema.

Para quinta-feira às 22h está prevista a antestreia nacional do filme “Donbass”, do realizador ucraniano Sergei Loznitsa. Também nesse mesmo dia, pelas 21h é exibido o filme “Cartas a Uma Ditadura”, de Inês de Medeiros.

No plano da música, a Festa do Livro em Belém conta com três concertos no Pátio dos Bichos. No dia 3 será José Cid quem sobe ao palco a partir das 22h, no sábado será a vez de Manuel Cruz e no domingo, às 21h está previso um concerto a 4 mãos, com os pianistas Maria João Pires e Ricardo Castro.

Promovida pela presidência da República, a Festa do Livro conta com a organização da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e uma parceria com as Bibliotecas Municipais de Lisboa.

A entrada livre faz-se quer pelo Museu da Presidência da República, quer pelo portão do Jardim Botânico Tropical, “que durante os dias da Festa do Livro tem ligação aberta ao Palácio”, refere a nota da presidência.

No sábado, o público poderá também assistir às 16h à apresentação do catálogo da exposição do Museu da Presidência, “Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de Um Tempo Novo”, numa sessão em que participam Isabel Allegro de Magalhães e Viriato Soromenho-Marques e que conta com a participação da curadora da exposição, Elsa Alípio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+