Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Open Gardens". Pintura de Nogueira de Barros regressa a Lisboa

23 mai, 2022 - 14:40 • Rosário Silva

A mostra inaugura a 26 de maio, no Centro Ismaili, na capital portuguesa, local de oração para esta comunidade, mas também lugar de partilha da cultura e do saber.

A+ / A-

“Open Gardens” é o titulo da exposição de pintura que inaugura a 26 de maio, no Centro Ismaili, em Lisboa.

É da autoria do artista almadense, Nogueira de Barros, que se apresenta pela primeira vez, em 2022, na capital portuguesa, com esta nova mostra.

A exposição, que reúne 18 obras do autor, “assenta na abordagem própria da sua linguagem estética”, revela uma nota enviada à Renascença.

“Resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 2021/22, este conjunto de obras tem o carácter próprio e a exploração plástica do artista sobre a flora, a fonte inspiradora da sua mostra são os “jardins abertos” que o Centro Ismaili fomenta todos os anos por esta data”, refere o mesmo texto.

Sobre a sua obra, o artista refere que trabalha “instintivamente”, utilizando tintas acrílicas, vernizes, texturas e muita cor, “em formas abstratas tridimensionais que ficam entre o objeto e a imagem”.

“Juntos”, adianta o autor, “eles criam uma paisagem única, visual e tátil de forma, profundidade e textura que desafia o espectador a refletir sobre nós e o mundo”.

Premiado internacionalmente, Nogueira de Barros é natural de Almada, onde vive e mantém o seu atelier. Expõe regularmente, tendo participado em prestigiadas exposições coletivas e várias exposições individuais.

Em 2001, começou a expor fora de Portugal, destacando-se, deste seu percurso, as cidades de Nova York e Londres.

Em 2021, foi convidado a integrar o júri internacional no concurso “Torso International Art”, na Índia.

O trabalho de Nogueira de Barros chega agora ao Centro Ismaili, em Lisboa, um espaço de oração para esta comunidade em Portugal, mas também, um ponto de encontro entre pessoas de diversos contextos sociais e culturais.

Visitado por centenas de pessoas, assume-se como “um lugar de partilha de conhecimento e desenvolvimento intelectual, celebrando valores como o pluralismo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+