Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nove institutos europeus lançam fundo de apoio para aumentar diversidade no cinema

21 mai, 2022 - 13:41 • Lusa

A informação foi divulgada em comunicado pelo ICA, especificando que o objetivo deste novo fundo, designado "New Dawn", é "fomentar uma maior diversidade da indústria cinematográfica internacional".

A+ / A-

Nove fundos públicos europeus, entre os quais o ICA - Instituto Português do Cinema e do Audiovisual, vão lançar no domingo, no Festival de Cannes, um fundo de apoio à produção, no valor de 900 mil euros.

A informação foi divulgada em comunicado pelo ICA, especificando que o objetivo deste novo fundo, designado "New Dawn", é "fomentar uma maior diversidade da indústria cinematográfica internacional".

O fundo New Dawn funcionará como um fundo de produção, atribuindo financiamento adicional para produções cinematográficas e apoiando cineastas na criação de redes.

Isto porque, segundo o ICA, a indústria cinematográfica de hoje em dia é ainda desigual em muitos aspetos, e cineastas de todo o mundo, de diferentes origens, "têm lutado para obter financiamento para os seus projetos e terem acesso aos mercados".

Assim, o fundo atribuirá um apoio máximo de 200 mil euros para uma longa-metragem (ficção ou animação) e até 100 mil euros para um documentário de longa-metragem.

Apenas um número limitado de projetos pode ser apoiado pelo New Dawn todos os anos, sendo que para 2022 o orçamento é de 900 mil euros.

Na missão deste fundo afirma-se que "os cineastas, com o seu trabalho, moldam as narrativas do nosso tempo, mas isso tem sido possível, de um modo geral, para um conjunto muito limitado de cineastas".

Com a criação do New Dawn, os institutos de cinema e fundos participantes pretendem alargar e consolidar a variedade e a representatividade na indústria cinematográfica, expandindo as oportunidades internacionais às muitas vozes e perspetivas existentes.

Além do ICA, apoiam o Fudo New Dawn os seguintes institutos de cinema: Communauté française de Belgique- Centre du Cinéma et de l"Audiovisuel; Fundo Audiovisual da Flandres; Film Fund Luxemburg; Finnish Film Foundation; Instituto Norueguês de Cinema; Instituto Sueco de Cinema; Screen Ireland; Netherlands Film Fund.

Um comité consultivo conjunto de consultores internacionais independentes será responsável pela avaliação das candidaturas, que têm de ser submetidas até 27 de junho de 2022.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+