Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranca o festival "Gigantes Invisíveis" em Ovar, encontro literário para os mais novos

25 abr, 2022 - 15:06 • Núria Melo

A 7ª edição do festival promove a leitura nos jovens através das artes. Do teatro a performances, passando por obras de arte, o objetivo é chegar ao livro.

A+ / A-

O Parque Ambiental do Buçaquinho, em Esmoriz, Ovar, recebe o festival "Gigantes Invisíveis" a partir desta segunda-feira. "Um encontro literário para os mais novos leitores", conta à Renascença Pedro Saraiva, diretor artístico.

O livro foi o mote para a criação dos diferentes espetáculos que compõe o festival. "A partir do teatro, de performances ou uma obra de arte" o objetivo é chegar ao livro.

Durante uma semana os mais novos podem assistir a criações nacionais e internacionais.

De Espanha, a companhia Zum Zum Teatre explora um mundo onde animais e pessoas convivem diariamente. Um espetáculo que pode ser uma reflexão sobre a humanidade, uma fábula ou uma metáfora recorrendo a hipopótamos gigantes.

Pedro Saraiva diz que será "um espetáculo que acontece no parque, ao ar livre, e que vai certamente divertir quem o vir".

"Convidamos em todas as edições uma editora de autor", este ano a escolhida foi a The Poets and Dragons Society. O representante do Centro de Arte de Ovar explica que a editora vai lançar um novo livro no festival e conta com escritores e ilustradores convidados.

Quem visitar o festival por estes dias poderá conversar com esses artistas.

"A ideia é que os mais novos através das várias oficinas tenham a liberdade de experimentar, ouvir e mexer".

O festival espera que, através da brincadeira e da exploração, possam ser descobertos vários livros.

O diretor artístico acredita que com a era das novas tecnologias "acabamos todos por não estar tão agarrados à leitura de livros". A leitura "passou para outras plataformas", conclui.

Em 2016 o festival marcou presença em Timor Leste. Em 2017 teve uma edição na Guiné-Bissau e em São Tomé, onde espera voltar em 2023.

Livros, oficinas, exposições, intalações e teatro. O festival "Gigantes Invisíveis" decorre até 30 de abril no Parque Ambiental do Buçaquinho, em Esmoriz, Ovar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+