Tempo
|
A+ / A-

Literatura

Livro de poemas de João Luís Barreto Guimarães vence Grande Prémio DST

09 mai, 2022 - 12:32 • Maria João Costa

O júri reconhece “os méritos incomuns” da poesia do autor, que é também médico cirurgião de profissão.

A+ / A-

O livro de poemas “Movimento”, de João Luís Barreto Guimarães, é o vencedor do XVII Grande Prémio de Literatura DST, foi anunciado nesta segunda-feira.

Em comunicado, o júri reconhece “os méritos incomuns” da poesia do autor, referindo ainda "rigor, concisão e problematização do quotidiano" nas suas notas sobre a obra poética de Barreto Guimarães.

Este ano, o Grande Prémio de Literatura DST foi dedicado a obras de poesia de autores portugueses publicadas em 2020 e 2021 e contou com a participação recorde de quase 150 inscritos.

O júri é constituído pelo professor e escritor Vítor Manuel de Aguiar e Silva, pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, e pelo professor da Universidade do Minho, Carlos Mendes de Sousa.

Além de escritor, João Luís Barreto Guimarães é médico cirurgião de profissão.

O prémio será entregue no dia 2 de julho, no Theatro Circo, na Feira do Livro de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+