Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Pausa Forçada”

Nova produção da Companhia de Dança Contemporânea do Alentejo nasceu em período de pandemia

04 mai, 2022 - 13:43 • Rosário Silva

A+ / A-

“Pausa Forçada” é a mais recente produção da Companhia de Dança Contemporânea do Alentejo (CADAC), com estreia marcada para esta quinta-feira, dia 5, em Aljustrel.

Com direção e dramaturgia da coreógrafa cubana Marianela Boán, esta nova produção foi concebida durante o período de distanciamento social em resposta à pandemia.

“Vontade de abraçar, dançar, beijar, e não poder. Querer seguir, sair, mexer e não conseguir. Colocamos o mundo em pausa com todos nós dentro. Pausas forçadas que nos fazem viver a mesma coisa repetidamente sem perceber”, justifica a coreógrafa, citada numa nota de imprensa enviada à Renascença.

Em palco, vão estar quatro personagens que procuram, segundo Marianela Boán, “mobilizar as suas vidas forçadas a pausar, usando todos os recursos possíveis para retomar os rituais e afetos interrompidos”.

Reconhecida internacionalmente, a coreógrafa é considerada uma das mais importantes artistas da dança contemporânea de Cuba e do espaço ibero-americano.

Marianela Boán já trabalhou, como coreógrafa, bailarina e professora, em mais de 40 países, tendo fundado e dirigido, até 2020, a Companhia Nacional de Dança Contemporânea da República Dominicana. Atualmente é diretora artística da CADAC.

“Pausa Forçada” tem estreia agendada para as 21h30 desta quinta-feira, no Cine Oriental, e desenvolve-se no âmbito do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), que arranca dia, para se prolongar até ao próximo dia 14 de maio.

A nova produção tem direção técnica de Ivan Castro, cenografia e figurinos de Ana Rodrigues e Elsa Morgadinho e coreografia da própria Marianela Boán com a colaboração dos bailarinos Laura Ríos, Mariela Tolentino, Abel Rojo e Wilmer Minyety. A música é da Paisagem Sonora.

Depois da estreia em Aljustrel, e no âmbito do FITA, estão agendadas novas apresentações no Auditório Municipal António Chainho (dia 6 de maio), em Santiago do Cacém, no Centro Cultural de Campo Maior (dia 7), no Teatro Municipal Pax Julia (dia 9), em Beja, e no Cine Teatro de Viana do Alentejo (dia 14).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+