Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Évora

Novo projeto da PédeXumbo com miniconcertos à varanda, cante e dança

29 abr, 2022 - 17:57 • Lusa

Projeto desenvolve-se até maio e estende-se à descoberta dos lugares, sons, gentes, cheiros e sabores, convidando “vizinhos e público em geral” a participar nas iniciativas, que têm entrada livre e gratuita.

A+ / A-

Cante, miniconcertos à varanda, dança, instalações artísticas, performance, cinema estão entre os ‘ingredientes’ de um novo ciclo de programação cultural da associação PédeXumbo, na cidade de Évora, que arranca na segunda-feira, divulgou esta sexta-feira a organização.

O ciclo, intitulado Bairro Celeiros, decorre até 27 de maio e vai ‘invadir’ praças, largos, esplanadas, ruas e varandas da cidade alentejana, para levar a programação “a toda a comunidade”, disse a PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e Dança, em comunicado.

Segundo a entidade promotora, o projeto “nasce da vontade de criar um bairro como um todo participativo e interativo, no espaço geográfico já habitado pela PédeXumbo”, sediada nos Antigos Celeiros da EPAC de Évora.

A iniciativa propõe-se “mapear uma área da cidade de Évora”, desde o Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente.

“O projeto Bairro Celeiros assume diferentes espaços como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado”, tendo como objetivo chegar “aos residentes, aos comerciantes, aos vizinhos culturais, aos que habitam este bairro”, pode ler-se na nota de imprensa.

As propostas culturais incluem oficinas de saber fazer, dança, música, cante, instalações artísticas, performance, cinema e até miniconcertos em varandas.

Os ‘palcos’ das atividades vão ser os largos Álvaro Velho, da Misericórdia e de São Vicente, a Travessa da Caraça, as ruas Miguel Bombarda e do Eborim ou as varandas do bairro e o Pátio dos Antigos Celeiros da EPAC.

“Mas o convite do projeto estende-se à descoberta dos lugares, sons, gentes, cheiros e sabores não só desta área, mas também da cidade de Évora”, realçou a PédeXumbo, convidando “os vizinhos e o público em geral” para participarem nas iniciativas, que têm entrada livre e gratuita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+