Tempo
|
A+ / A-

Braga. “Bicification” supera expectativas com mais de 400 inscrições em dois dias

13 abr, 2022 - 12:29 • Isabel Pacheco

Município de Braga vai trocar quilómetros de bicicleta por "vouchers" para o comércio local. Autarquia admite “renovar” a iniciativa.

A+ / A-
 Foto: Câmara Municipal de Braga
Foto: Câmara Municipal de Braga

A vereadora da autarquia de Braga Olga Pereira reconhece que a adesão ao "Bicification", um projeto de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, superou as expectativas e admite iniciativas semelhantes no futuro.

“O projeto vai permitir recolher dados que, depois de uma leitura cuidada, vão nos ajudar a pensar em projetos futuros”, explica a autarca que fala num programa promissor a avaliar pelo número de interessados. “Só nos primeiros dois dias de inscrições tivemos mais de 400 candidaturas”, aponta Olga Pereira.

O "Bicification" vai premiar 500 utilizadores de bicicleta pelas distâncias percorridas, entre julho e setembro, com vouchers “no limite de 1 euro por dia, 28 euros por mês”. Um valor que poderá ser gasto no “comércio local ou em atividades culturais promovidas pelo município”.

O programa conta com a parceria da Associação Comercial de Braga. Rui Marques, diretor da associação, espera criar uma rede de uma centena de lojas onde será possível descontar os vouchers ganhos.

“A nossa expectativa é angariar uma centena de estabelecimentos de setores diversos com enfase especial para as áreas de consumo mais frequente como a restauração, bem como, de artigos desportivos”, adianta o responsável.

O percurso e os quilómetros percorridos por cada utilizador, que darão origem a incentivos financeiros, serão monitorizados pelo município. “Tudo será contabilizado através de GPS e de uma aplicação instalada no smartphone”, explica Olga Pereira.

As candidaturas para o "Bicification - o Futuro em Duas Rodas” decorrem até ao final de maio. Para participar basta ter mais de 15 anos, residir ou trabalhar em Braga, ser proprietário de uma bicicleta e de um smartphone.

Esta é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia da União Europeia. A par de Braga, Istanbul e Talín são as outras duas cidades que aderiram ao projeto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+