Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descobrir Charles Darwin. Planetário exibe documentário para miúdos

12 abr, 2022 - 13:11 • Cristina Nascimento

Filme faz parte da nova filosofia do espaço. O planetário foi renovado, tem novas capacidades que permite ter uma programação mais variada. A ideia é que “as pessoas venham ao planetário mais do que três vezes na vida”.

A+ / A-

No lugar onde habitualmente vemos constelações e planetas, vai agora ser possível ver um documentário sobre Charles Darwin. Estreia esta terça-feira, no Planetário de Marinha, em Lisboa este filme que é exibido na cúpula do edifício.

O documentário de 40 minutos permite espreitar a casa de Darwin, o navio Beagle e algumas das paisagens por onde o biólogo passou para fazer os seus estudos. A fita “destina-se fundamentalmente a crianças a partir dos 10/12 anos e para a família inteira”, explica à Renascença o diretor do planetário, comandante João Silva Ramos.

O diretor diz ainda que “para as escolas, está disponível no site um link onde os professores podem ver as matérias que são abordadas neste filme, que tem muita importância no âmbito da biologia e da filosofia”.

A exibição deste documentário faz parte da nova filosofia do planetário que foi renovado recentemente e tem novas capacidades que permite ter uma programação mais variada. A ideia é que “as pessoas venham ao planetário mais do que três vezes na vida: quando eram pequeninos, depois os pais com os filhos e depois os avós com os netos”.

“Agora não”, garante o comandante, sublinhando que com o novo sistema conseguem “juntar o conhecimento ao entretenimento”.

O planetário renovado abriu ao público no fim de 2021 e até agora a afluência de visitantes tem corrido bem, descreve o comandante.

“Agora esgotamos sessões durante a semana que era uma coisa impensável antigamente e os fins de semana têm sido muito bons. Temos vivido muito com as escolas e com o público português e estou convencido que a partir de junho/julho começaremos a fazer uma transição grande para os turistas”, refere o comandante.

Precisamente a pensar também no turismo, o documentário de Charles Darwin está disponível em português e inglês e vai estar em exibição durante dois anos e meio.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+