Tempo
|
A+ / A-

Leiria. Festival Ronda leva poesia à cadeia e ao hospital

09 abr, 2022 - 15:16 • Maria João Costa

Poetas como Manuel Alegre, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral ou Maria do Rosário Pedreira marcam presença no Ronda. O festival de poesia de Leiria vai decorrer de 22 a 25 de abril. Com curadoria do poeta e ex-ministro da cultura, o festival conta também com um programa de música.

A+ / A-

São quatro dias para celebrar a liberdade de abril através da poesia. O Ronda – Leiria Poetry Festival vai juntar, de 22 a 25 de abril, nomes como Manuel Alegre, Nuno Júdice, Maria do Rosário Pedreira ou a fadista Aldina Duarte, o compositor Tozé Brito, o cantor Vitorino e o pianista João Paulo Esteves da Silva num cartaz que prevê poesia e música.

O festival que decorre em Leiria tem este ano como mote “Poesia é liberdade”, inspirado “pelo verso pungente de Miguel Torga ‘Que nem a terra nem o Céu te domem’”, diz o comunicado. Segundo a organização, esta quarta edição que terá como curador o poeta e ex-ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes conta também com iniciativas de rua.

No programa haverá mesas redondas, concertos, apresentações de livros, ações de rua e conversas com poetas. Na abertura do festival a poetisa Maria do Rosário Pedreira que está a lançar novo livro vai sentar-se à conversa com a fadista Aldina Duarte, também ela com novo disco a sair. No dia 22, às 17h00, a poetisa que tem escrito letras para a fadista vão dialogar na Livraria Arquivo.

A celebrar 50 anos de escrita, com uma antologia lançada recentemente pela D.Quixote, o poeta Nuno Júdice vai conversas com Luís Filipe Castro Mendes a 22 de abril às 19h00. No sábado que contará com um concerto de Vitorino, haverá uma conversa com o compositor Tozé Brito ou conversas com poetas como António Carlos Cortez, o pianista João Paulo Esteves da Silva e a escritora Rita Taborda Duarte.

Premiado com o Camões em 2017, Manuel Alegre marcará presença em Leiria no domingo, dia 24 para uma conversa de vida com o poeta António Carlos Cortez.

Prevista para domingo, no Castelo de Leiria está também uma sessão de Poetry Slam, às 15h00. A noite de domingo termina com um concerto de Manuel João Vieira.

A poesia vai também às escolas da região e ao Hospital. Nos serviços de pediatria do Centro Hospitalar de Leiria serão “receitados” poemas. Já no Estabelecimento Prisional de Leiria irá decorrer uma maratona de poesia em que participam reclusos, guardas e técnicos da cadeia.

A programação está disponível no site oficial do festival, em leiriapoetryfestival.com

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+