Tempo
|
A+ / A-

Maro vence Festival da Canção 2022

13 mar, 2022 - 00:47 • Ricardo Vieira

Cantora vai representar Portugal no Festival da Eurovisão com o tema "Saudade, saudade".

A+ / A-

A cantora Maro é a grande vencedora do Festival da Canção de 2022 e vai representar Portugal na Eurovisão.

Maro conquistou o primeiro lugar na final disputada este sábado, com a música "Saudade, saudade".

Cantada em português e em inglês, "Saudade, saudade" foi a canção mais votada pelo público e pelo júri da edição deste ano do Festival da Canção.

"Saudade, saudade", que conseguiu a pontuação máxima de 24 pontos, foi escrita e interpretada por MARO, nome artístico de Mariana Secca.

Em segundo lugar ficou a canção “Amanhã” (Tiago Nogueira/Os Quatro e Meia), segui da de “Como é bom esperar alguém” (FF) e “Ginger Ale” (Joana Espadinha/Diana Castro), todas com 14 pontos.

O 66.º Festival Eurovisão da Canção realiza-se de 10 a 14 de maio, em Turim, Itália.

Portuguesa MARO cantou com Eric Clapton na quarentena. “Chorei quando recebi o vídeo dele”
Portuguesa MARO cantou com Eric Clapton na quarentena. “Chorei quando recebi o vídeo dele”

A artista lisboeta, que cresceu num ambiente familiar marcado pela música, começou a estudar piano aos quatro anos, fez o conservatório e estudou na escola de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos. Em 2018, editou o primeiro álbum, homónimo.

Em entrevista à Renascença, em julho de 2020, Maro falou sobre a sua colaboração com estrelas internacionais como Maria Gadú, Maira Andrade ou Eric Clapton, com quem fez um dueto durante a pandemia.

“Não vou nem fingir, quando recebi o vídeo dele chorei”. Foi assim, com sotaque já quase brasileiro, que lhe vem dos quatro meses que passou no Brasil em confinamento, que a portuguesa Maro começou por descrever como foi fazer uma versão de “Tears in Heaven” com Eric Clapton, um dos seus ídolos de infância.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

Em 2021, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com “Love is on my side”, composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba.

Maro. O futuro da música portuguesa passa por esta "voz rara"?
Maro. O futuro da música portuguesa passa por esta "voz rara"?
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dilia Gonsalves
    14 mar, 2022 Australia 03:51
    Não me impressionou a vencedora! Mal interpretada, microphone na Boca pouco percebi o que cantava. Espero que retifiquem o problema. Ou será que escolheram a cançao errada???
  • Joao Culatra
    13 mar, 2022 Aveiro 13:24
    Alguém me pode informar a letra da canção vencedora ....não percebi nada o que a artista sussurrava quando mordia o micro só se percebia Saudade Saudade quando as outras artistas cantavam
  • Maria Almeida
    13 mar, 2022 Águeda 12:58
    Não haja dúvidas que este festival da canção virou uma fantochada

Destaques V+