Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escritora ucraniana aos eurodeputados. “Lutamos para libertar a Europa do espectro do totalitarismo”

08 mar, 2022 - 15:23 • Maria João Costa

Oksana Zabuzhko participou numa sessão a propósito do Dia Internacional da Mulher. A autora ucraniana diz que “o problema é que as bombas de Putin não serão travadas pela força do espírito” dos ucranianos.

A+ / A-

Veja também:


Deixou a Ucrânia há duas semanas com uma mala na mão. A escritora ucraniana Oksana Zabuzhko participou esta terça-feira, em Estrasburgo, numa sessão no Parlamento Europeu.

Neste Dia Internacional da Mulher, a autora falou sobre a situação dos seus concidadãos, em especial das mulheres, e lembrou que os “ucranianos lutam para libertar a Europa do espectro do totalitarismo”.

Nos seus textos, disse já estar habituada a dar voz às mulheres e a lutar pelos seus direitos, mas disse sentir que pela primeira vez, tem de defender os direitos das mulheres à própria vida, afirmando que “o problema é que as bombas de Putin não serão travadas pela força do nosso espírito”.

A escritora confessou a sua admiração pelas mulheres ucranianas que lutam ao lado dos homens. “Não posso deixar de admirar as minhas companheiras, lutando ao lado dos nossos homens, gerindo a distribuição de mantimentos pelas nossas cidades sitiadas e dando à luz em abrigos para se protegerem das bombas, supervisionadas por médicos online”, afirmou no Parlamento Europeu.

Alertando para as intenções do presidente russo, a escritora afirmou que “muitas vidas poderiam ter sido salvas se a União Europeia e os Estados Unidos da América tivessem acordado há oito anos quando ele invadiu a Crimeia”.

Zabuzhko, que considera Putin “um novo Hitler”, lembra que o presidente russo “estava pronto para retomar onde o anterior tinha parado”.

Renascença na Ucrânia. Milhares de pessoas aguardam em Lviv por uma viagem para longe da guerra
Renascença na Ucrânia. Milhares de pessoas aguardam em Lviv por uma viagem para longe da guerra

Em Estrasburgo, a escritora afirmou que este não é “apenas um conflito local” e “já é uma guerra”.

“Acreditem em Putin quando ele revela as suas ambições. Por favor, não tenham medo de proteger o céu acima daqueles que ali lutam para libertar a Europa deste espectro de um novo totalitarismo”, afirmou, Oksana Zabuzhko.

Depois do discurso da autora, os representantes dos grupos políticos elogiaram a coragem dos ucranianos, tanto na defesa do seu país como dos valores europeus.

Salientaram também a fragilidade de mulheres e jovens raparigas e elogiaram igualmente as mulheres russas e bielorrussas que se manifestam contra esta guerra de forma “corajosa”.

No início da cerimónia também a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, declarou que “neste dia, a palavra celebração não é realmente uma palavra que possamos usar. Na Ucrânia, vemos mulheres a resistir, levantando-se e pegando em armas contra o seu agressor”.

Sobre a presença da escritora ucraniana que fugiu do seu país, Metsola referiu que “é um privilégio ter connosco uma mulher e escritora ucraniana cuja literatura e voz forte exibe a força das mulheres ucranianas face à opressão”.

“Estas mulheres corajosas e resistentes, servem de inspiração para todos nós, pois defendem os mesmos valores europeus que nós defendemos”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+