Tempo
|
A+ / A-

Arranca este sábado a escolha do representante português na Eurovisão

05 mar, 2022 - 08:31

Primeira semifinal do Festival da Canção apura cinco de dez temas participantes para a final. Na segunda-feira, o processo repete-se com outros dez participantes.

A+ / A-

O processo de escolha do representante de Portugal no 66.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio em Itália, começa este sábado, com a primeira semifinal do Festival da Canção, em que competem dez temas.

Na semifinal deste sábado, que será transmitida em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação:

“Amanhã” (tema composto por Tiago Nogueira e interpretado pelos Os Quatro e Meia), “Calisun” (tema escrito e interpretado por The Mister Driver), “Ginger Ale” (Joana Espadinha/Diana Castro), “Como é bom esperar alguém” (FF), “Hope” (Norton), “Why?” (Aurea), “A minha praia” (Kumpania Algazarra), “Saudade saudade” (Maro), “Odisseia” (Valas/Valas & Os Astronautas) e “Povo pequenino” (Fado Bicha).

Destas canções, serão escolhidas cinco para a final, marcada para 12 de março, também nos estúdios da RTP.

Atuações extra em cada semifinal


Na primeira semifinal, além dos artistas em competição, atuam também Rita Redshoes, The Black Mamba, Expensive Soul e Rui Pregal da Cunha.

Na segunda semifinal, marcada para segunda-feira, competem outras dez canções. Nesse dia serão escolhidas as restantes cinco canções que disputarão a final.

Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os espectadores e o júri, composto pelos cantores Dulce Pontes, Dino D'Santiago, Surma, Teresa Salgueiro, Tatanka, o ator Pedro Granger e o jornalista Miguel Cadete.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Já pode ouvir as canções no YouTube


O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal na Eurovisão, marcada para maio, em Turim, Itália.

Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 16 foram convidados pela RTP e quatro (Pedro Marques, Pepperoni Passion, The Mister Driver e Tiago Nogueira, de Os Quatro e Meia) foram escolhidos através de concurso.

Os temas a concurso já podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.

A canção “Love is on my side”, composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, venceu no ano passado o Festival da Canção, tendo representado Portugal na Eurovisão, que decorreu em Roterdão, nos Países Baixos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+