Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Afinal, Rússia foi afastada do Festival Eurovisão

25 fev, 2022 - 14:27 • Redação, com agências

Emissora pública ucraniana apelou à organização que excluísse a Rússia do 66.º Festival Eurovisão da Canção, na sequência da invasão russa ao país.

A+ / A-

Afinal, a Rússia não vai participar no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em maio, em Itália, anunciou a União Europeia de Radiodifusão (UER).

"A UER anunciou que nenhum artista russo participará do Festival Eurovisão da Canção deste ano", refere a organização, em comunicado.

O conselho executivo da União Europeia de Radiodifusão "tomou a decisão seguindo uma recomendação do órgão diretivo

do Festival Eurovisão, o Grupo de Referência, com base nas regras do evento e nos valores da UER".

"A decisão reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de uma entrada russa no concurso deste ano traria descrédito à competição", refere a organização.

Antes de tomar a decisão de afastar a Rússia do concurso deste ano, o conselho executivo da UER consultou os membros da organização.

Esta sexta-feira, foi noticiado que a canção russa poderia participar no Festival da Eurovisão, mas a organização veio agora esclarecer a situação de forma oficial.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

Na quarta-feira, a emissora pública da Ucrânia, numa carta aberta, apelou à UER para que exclua a estação pública da Rússia da União Europeia de Radiodifusão, apelidando-a de "porta-voz do Kremlin e uma peça chave da propaganda política financiada pelo Orçamento do Estado russo".

Na mesma carta, a UA:PBC pedia que a Rússia fosse excluída do 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Nesta sexta-feira, a emissora AVROTROS, dos Países Baixos, coorganizadora do Festival Eurovisão da Canção no ano passado, fez um apelo semelhante.

A AVROTROS, numa publicação partilhada na conta oficial da emissora no Twitter, apela à suspensão da Rússia como membro da EBU, "com efeito imediato".

"Como consequência, a Rússia não poderia participar no Festival Eurovisão da Canção em Turim, em 2022", lê-se na publicação, na qual a AVROTROS pede a outros países que "falem" e "apelem à suspensão da Rússia da EBU".

A Rússia, à semelhança de Portugal, ainda não escolheu quem irá representar o país na edição deste ano do concurso, que vai decorrer entre 10 e 14 de maio, em Turim (Itália).

Entre os 41 países a concurso está também a Ucrânia, que será representada pelos Kalush Orchestra, com a música "Stefania", em substituição de Alina Pash, a vencedora do concurso para escolher o representante do país na Eurovisão.

Em 19 de fevereiro, a Ucrânia anunciou que Alina Pash já não seria a representante do país na Eurovisão, depois de ter havido protestos devido ao facto de a cantora ter atuado na Crimeia, em 2015, um ano depois de a Rússia ter ocupado aquela região.

Esta não é a primeira vez que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem implicações na Eurovisão.

Em 2017, a Rússia recusou-se a participar no concurso realizado em Kiev, na Ucrânia, depois de os serviços de segurança daquele país terem impedido a entrada da cantora Yulia Samoylova, por esta ter visitado a Crimeia após a anexação russa.

Em 2019, a UA:PBC renunciou a participar no concurso, que nesse ano decorreu em Israel, por não ter conseguido um acordo com a vencedora do concurso para encontrar o representante do país na Eurovisão.

A cantora Maruv, que tinha vencido o concurso com a música "Siren Song", negou-se a assinar o contrato "leonino" proposto pela UA:PBC.

As condições do contrato incluíam recusar-se a atuar na Rússia e ser especialmente cuidadosa ao abordar o tema da integridade territorial da Ucrânia, ou fazer declarações públicas que pudessem prejudicar a imagem do país a nível internacional.

[notícia atualizada às 16h50]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+