Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Castro Verde

Como me vejo? Como vejo o outro? Jovens respondem através das artes visuais

23 fev, 2022 - 14:00 • Rosário Silva

Durante dois meses, a artista plástica Joana Grancho dinamizou um conjunto de sessões de artes plásticas junto de cerca de 150 crianças e jovens de Castro Verde. O projeto artístico deu origem a três exposições que podem ser visitadas a partir desta quinta-feira.

A+ / A-

Como me vejo? Como vejo o outro? E em que me posso transformar? Estas foram as perguntas que serviram de ponto de partida para o projeto de artes visuais que a associação eborense PédeXumbo levou, de novo, a Castro Verde.

Como acontece todos os anos nas semanas que precedem o Carnaval, a PédeXumbo regressa ao concelho do distrito de Beja para mais um projeto artístico com a comunidade.

“As Caras de Entrudo”, o tema deste ano, contou com a participação da artista plástica Joana Gancho e das escolas de Entradas, Santa Bárbara de Padrões, Centro Escolar nº 2 de Castro Verde e a ART - Associação de Respostas Terapêuticas, numa parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde.

Desde janeiro até agora, a artista plástica dinamizou um conjunto de sessões de artes plásticas junto de cerca de 150 participantes, entre crianças e jovens.

O desafio, segundo a PédeXumbo, passava por “reavivar o universo divertido da palavra “máscara”, antes associada às brincadeiras de Entrudo e agora com outra carga social”, devido ao contexto que vivemos.

“Para chegar às “Caras de Entrudo”, a artista Joana Gancho, licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes, propôs vários exercícios como técnicas de recorte, a exploração das potencialidades do papel – cores, transparências e texturas -, técnicas de tridimensionalidade com materiais como lãs e cordas, ou a colografia, um método simples de impressão manual”, explicam ainda os promotores deste projeto.

Entre puzzles de caras e máscaras construídas a partir de sacos de papel, o resultado deste trabalho pode ser visto em três exposições, que inauguram esta quinta-feira, dia 24, no espaço público junto às escolas de Entradas, Santa Bárbara de Padrões e Centro Escolar nº 2 de Castro Verde, e que podem ser visitadas até ao dia 10 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+