Tempo
|
A+ / A-

Alentejo

Fotografias de José Manuel Rodrigues alertam para a destruição do património cultural

08 fev, 2022 - 16:31 • Rosário Silva

“Natureza Morta” é o titulo da exposição do conceituado fotografo português que inaugura dia 10, em Évora, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A+ / A-

Durante dois anos, entre 2020 e 2021, o fotógrafo José Manuel Rodrigues, com o seu olhar peculiar, registou a transformação da paisagem alentejana e a destruição do património cultural da região.

O convite, para o efeito, partiu da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), com o objetivo de “sensibilizar para a urgência da defesa dos valores patrimoniais e culturais”, neste caso concreto, através do trabalho de um dos maiores fotógrafos portugueses.

“Em toda a região histórica do Alentejo contam-se, atualmente, largas dezenas de monumentos e sítios patrimoniais e culturais destruídos, como povoados pré-históricos, monumentos megalíticos, sobretudo antas, pontes e villas romanas, entre outras tipologias”, menciona a nota de apresentação enviada à Renascença.

O projeto deu origem à exposição de fotografia “Natureza Morta”, que vai ser inaugurada esta quinta-feira, dia 10, às 18h00, na Galeria INATEL, na cidade de Évora.

A mostra consiste num “conjunto de trabalhos fotográficos de grande qualidade artística e estética, mas também de grande dureza que nos interpela, sem lugar para a indiferença”.

A nota da DRCA recorda, também, que a problemática do património cultural, “a todos respeita” e que “o interesse geral e público plasmado na Constituição da República Portuguesa e na Lei do Património Cultural”, exige um trabalho de chamada de “atenção e de sensibilização para esta perda de valores culturais e patrimoniais na nossa região”.

Na inauguração vai ser, ainda, apresentado o catálogo da exposição “Natureza Morta”, que conta com texto do cientista e crítico de arte, Jorge Calado.

Financiada pelo programa INTERREG/Projeto Magalhães ICC, a mostra que conta com o apoio da Fundação INATEL e da Câmara Municipal de Évora, pode ser visitada até dia 10 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, ao fim de semana, entre as 10h e as 17h30. Depois deste período, terá uma itinerância no Alentejo e em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+