Tempo
|
A+ / A-

França condecora Joana Vasconcelos. “O mundo está a acordar” e chovem pedidos para expor

04 fev, 2022 - 17:20 • Maria João Costa

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos recebeu esta sexta-feira a Comanda da Ordem das Artes e das Letras atribuída pelo Ministério da Cultura Francês. A distinção, entregue pela mão da embaixadora de França em Portugal, visa distinguir pessoas cujo trabalho artístico contribua para a influência das artes em França e no Mundo

A+ / A-

“É uma honra e um prazer ver o nosso trabalho reconhecido." É desta forma que a artista plástica Joana Vasconcelos reage a atribuição da Comenda da Ordem das Artes e das Letras que hoje lhe foi entregue por França.

Nascida em Paris há 50 anos, Joana Vasconcelos tornou-se na primeira mulher e na artista mais jovem a expor no Palácio de Versalhes. Esta sexta-feira, recebeu das mãos da embaixadora de França em Portugal a distinção que visa sublinhar o trabalho daqueles que contribuam para a influência das artes em França e no Mundo.

Em entrevista à Renascença, concedida depois de sair da cerimónia, a artista plástica lembra que tem vindo “a desenvolver em França um trabalho continuo” e, além de diversas exposições, tem o seu trabalho em importantes museus e já colaborou com marcas francesas como a Channel e a Dior.

“O meu trabalho em Paris tem proporcionado uma visibilidade à minha obra que em Portugal não consigo obter” explica a artista nesta entrevista. Joana Vasconcelos reconhece que tem tido “convites para coisas verdadeiramente diferentes e originais” e diz que “esta comenda é o reconhecimento do trabalho e do esforço que foi feito ao longo de 26 anos de carreira”.

No atelier de Joana Vasconcelos têm chovido pedidos para novas exposições, isto depois de, devido à pandemia ter travado a fundo na atividade. “O meio retraiu-se muito, desacelerou quase totalmente” reconhece a artista que se chegou a questionar qual seria o resultado que a pandemia iria ter na atividade artística.

Contudo, Joana Vasconcelos diz que “é extraordinário”, porque “desde há dois meses ou três não há dia em que não venha um convite para uma coisa qualquer no mundo”. E os convites surgem de locais inesperados para a artista.

“Hoje antes de ir para a cerimónia recebi um convite para expor em Ibiza (risos) num ótimo museu de arte contemporânea. Eles diziam-me que queriam fazer uma exposição minha, mas tinham pouco dinheiro, mas como tinham poupado no confinamento, se calhar vamos conseguir ter uma peça tua! Ainda ontem vim de Siracusa, em Itália; vou ter uma exposição em Lille, vou ter uma exposição em Salzburgo! O mundo está a acordar!” diz Joana Vasconcelos.

Uma árvore de 13 metros no interior da Saint Chapelle

Uma das mais recentes encomendas em que a equipa de Joana Vasconcelos está a trabalhar tem como destino França. Foi feita no âmbito da programação da Temporada Cruzada Portugal-França 2022. Trata-se de uma escultura de larga escala projetada para a Saint Chapelle em Paris.

“É uma encomenda feita pelo Estado Francês para a Temporada Cruzada Portugal-França” explica Joana Vasconcelos que pegou num projeto que não se chegou a concretizar para lhe dar nova expressão e dimensão. “A peça passou a chamar-se Árvore da Vida” conta a artista.

“Transformou-se de um loureiro que iria ter 5 metros, para ser uma árvore maravilhosa que vai ter 13 metros de altura”, descreve Joana Vasconcelos que tem nesta altura a sua equipa a bordar milhares de folhas “incessantemente” para encher esta árvore. “É um projeto único, e que será o resultado da nossa experiência pandémica aqui no atelier”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+