Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial da Rádio

Comunicação deve criar confiança e saber escutar, diz D. João Lavrador

04 fev, 2022 - 19:11 • Ana Lisboa

"Rádio e Confiança" é o tema do próximo Dia Mundial da Rádio que se assinala a 13 de fevereiro.

A+ / A-

Numa mensagem enviada as rádios de inspiração cristã, que fazem parte da ARIC, o Bispo responsável por esta área, D. João Lavrador, diz que "nós precisamos realmente de uma comunicação que gere confiança na pessoa e uma comunicação que seja recebida também com confiança a partir das pessoas que reconhecem na comunicação verdadeiramente a sua expressão, a sua voz e uma comunicação que os escuta".

Para o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, "para gerar confiança, uma comunicação que é uma comunicação que nos interliga a todos e que dá expressão aos grandes problemas da humanidade, ela tem que ter a participação de todos. E o comunicador tem que ser não só ele participativo, mas que tem que comunicar, tendo em conta todos aqueles que muitas vezes não têm voz e que o comunicador lhe deve dar essa voz".

Em seu entender devem participar "todos aqueles que sentem que a comunicação pode ser a expressão dos seus sentimentos, das suas carências, mas também daquilo que são as suas opiniões e da maneira como está desejoso de participar para a construção de uma sociedade em que a dignidade humana seja salvaguardada e em que seja garantido o bem comum de todos".

D. João Lavrador reconhece que a rádio "é chamada hoje a uma renovação permanente, integrando outras formas de comunicação. Ela soube-o fazer até agora e esperamos que continue a ter o seu lugar de inter-relação com outras formas de comunicação, portanto, sem perder a sua identidade e sem perder o seu lugar".

O Bispo de Viana do Castelo recorda, a propósito, o convite do Papa Francisco à participação "numa Igreja que é sinodal".

Nesta sua mensagem, D. João Lavrador saudou a Associação de Rádios de Inspiração Cristã e todos os que a integram.

A Rádio Renascença foi uma das rádios fundadora deste projeto que surgiu em 1991.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+