Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Elza Soares, ícone da música brasileira

20 jan, 2022 - 21:28 • Redação

Cantora morreu aos 91, de "causas naturais", e "cantou até ao fim". Em 1999, foi considerada cantora brasileira do milénio.

A+ / A-
Foto: Marcelo Sayao/EPA
Foto: Marcelo Sayao/EPA
Elza Soares num dos últimos concertos ao vivo, no Rock in Rio do Rio de Janeiro, em setembro de 2019. Foto: Pilar Olivares/Reuters
Elza Soares num dos últimos concertos ao vivo, no Rock in Rio do Rio de Janeiro, em setembro de 2019. Foto: Pilar Olivares/Reuters

A cantora e compositora brasileira Elza Soares morreu esta quinta-feira, aos 91 anos. Segundo um comunicado publicado na sua página de Instagram, a cantora terá morrido de "causas naturais".

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz a mensagem.

"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação."

"A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", escreve a família e representantes da cantora.

De facto, Elza cantou até ao fim - durante a pandemia, cantou em vários "lives" e estava até em estúdio a preparar um novo álbum, que poderá ter um lançamento póstumo.



Elza Soares começou a carreira no final dos anos 50. É considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, com 34 álbuns gravados dos mais diversos estilos, desde o samba ao funk.

Em 1999, foi eleita pela BBC como a cantora brasileira do milénio.

Em 2015, lançou o álbum "A mulher do fim do mundo", que fez renascer a sua carreira. “Me deixem cantar até o fim”, diz um dos versos da música que dá nome ao álbum.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+