Tempo
|
A+ / A-

Quer ser "pastor por um dia"? Vá a Porto de Mós

14 jan, 2022 - 11:20 • Lusa

Desafio é lançado pela freguesia de Serro Ventoso. Presidente da junta diz que se trata de "um incentivo ao turismo e à pedagogia" e ajuda "a espairecer quem anda a viver fechado em apartamentos há meses".

A+ / A-

O acompanhamento da saída de um rebanho de "cabras sapadoras" no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) é o desafio que a freguesia de Serro Ventoso, no concelho de Porto de Mós, em Leiria, lança às famílias a partir de domingo.

"Pastor por um dia" é o nome da iniciativa que surge com o objetivo de estender ao turismo e à educação ambiental o projeto de contenção de fogos florestais lançado em 2016.

"Durante três horas, nas manhãs de domingo, vamos passear o rebanho. Primeiro, os participantes assistem aos cabritos a mamar e depois saem com o pastor e as cabras para o mato. É uma forma de as crianças saberem o que é uma cabra, de onde vem um cabrito e de onde vem o leite", explicou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Serro Ventoso, responsável pelo projeto de "cabras sapadoras", em parceria com a associação Vertigem.

Segundo Carlos Cordeiro, os passeios com o rebanho - atualmente composto por cerca de 60 animais - são "um incentivo ao turismo e à pedagogia", mas vão ainda "ajudar a espairecer quem anda a viver fechado em apartamentos há meses", porque permitem "respirar o ar da serra".

"Pastor por um dia" pretende também mostrar os efeitos deste método de prevenção de fogos florestais através do pastoreio de cabras, que valeu à Junta de Freguesia uma menção honrosa atribuída pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes.

"Ao fim de cinco anos vê-se bem a diferença no terreno onde as cabras pastoreiam e onde não pastoreiam", frisou o autarca, que lamenta não haver mais rebanhos e pastores no PNSAC.

"Há 50 anos havia vários rebanhos e eram um meio de subsistência das famílias. Mas isto está a acabar, não se arranjam pastores", lamentou Carlos Cordeiro, que considerou a experiência "bastante positiva", defendendo a sua replicação.

Além de ajudarem a manter os terrenos limpos, criando faixas de contenção de incêndios, os rebanhos permitem "criar postos de trabalho, multiplicar os animais e vender os cabritos para o mercado alimentar e, ainda, vender o estrume".

Além disso, nesta freguesia de Porto de Mós, os animais têm a alimentação reforçada com os sobrantes hortícolas de um dos supermercados da vila, "desperdícios que iriam para o lixo e que assim são reaproveitados".

"Isto é quase uma brincadeira e não dá lucro à freguesia. Mas é um exemplo de que há alternativas. Sobretudo serve para mostrar aos "governantes de secretária" que dão rios de dinheiro para limpar a floresta com ações que, ao fim de um ano ou dois, se transformam em fumo. É preciso limpar tudo outra vez", criticou Carlos Cordeiro.

As saídas com o rebanho de Serro Ventoso são limitadas a 20 participantes e podem ser reservadas com a Junta de Freguesia (244 491 555) ou associação Vertigem (927 992 386), com um custo de cinco euros por pessoa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+