Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Ronnie Spector, vocalista das Ronnetes e lenda da pop

13 jan, 2022 - 00:02 • Ricardo Vieira

A cantora de temas como “Be My Baby” e “Walking in the Rain”, que inspirou várias gerações de artistas, foi vitimada por um cancro, aos 78 anos.

A+ / A-

Ronnie Spector, vocalista e líder do grupo feminino norte-americano The Ronettes, morreu esta quarta-feira.

A cantora de temas como “Be My Baby” e “Walking in the Rain”, que inspirou várias gerações de artistas, foi vitimada por um cancro, aos 78 anos.

"O nosso amado anjo da terra, Ronnie, deixou pacificamente este mundo hoje depois de uma breve batalha contra o cancro. Ela estava com a família e nos braços do marido, Jonathan", anuncia uma mensagem publicada nas redes sociais da artista.

"A Ronnie viveu a sua vida com um brilho nos olhos, uma atitude corajosa, um sentido de humor perverso e um sorriso no rosto. Ela estava cheia de amor e gratidão", diz a família.

"O seu som alegre, natureza lúdica e presença mágica viverão em todos os que a conheceram, ouviram ou viram. Em vez de flores, Ronnie pediu que as doações fossem feitas para o seu abrigo de mulheres local ou para o American Indian College Fund."

Nesta mensagem, a família adianta que será anunciada, no futuro, uma homenagem à vida e à música de Ronnie Spector.

As Ronnetes ascenderam ao estrelato no verão de 1963, com o tema “Be My Baby”. Formado em Nova Iorque, o trio era composto por Ronnie Spector, nome artístico de Veronica Bennett, a irmã Estelle Bennett e a prima Nedra Talley.

As três amigas cantavam juntas desde a adolescência, sob o nome de The Darling Sisters. Em março de 1963, mudaram-se para a editora do produtor Phil Spector e tornaram-se num fenómeno.

Ronnie foi casada com Phil Spector, o criador da famosa "parede de som", entre 1968 e 1972.

As Ronnetes influenciaram o panorama musical da altura e futuras gerações de artistas. Colocaram nos tops temas como "Baby, I Love You", "(The Best Part of) Breakin' Up" ou "Walking in the Rain".

Mas “Be My Baby” foi o seu maior sucesso. A canção foi imortalizada no Grammy Hall of Fame, em 1999.

Em 1964, as Ronnetes fizeram uma digressão pelo Reino Unido, com os jovens Rolling Stones como banda de abertura.

A "girl band" abriu para os Beatles, na digressão norte-americana de 1966 dos quatro de Liverpool.

As Ronnetes separaram-se no ano seguinte, para regressarem brevemente na década de 70.

O trio liderado por Ronnie Spector está no Hall o Fame dos Grupos Vocais e também no passeio da fama da história do Rock and Roll.

"A primeira vez que ouvi ‘Be My Baby’ estava a guiar e tive que parar o carro. Deu-me a volta à cabeça. Senti que tinha que tentar fazer algo tão bom como aquela canção, mas nunca consegui. Deixei de tentar. É o melhor disco alguma vez produzido. Nunca ninguém vai conseguir fazer melhor", disse Brian Wilson, dos Beach Boys, em 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+