Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo livro de Isabel Allende e outras propostas para os próximos meses

06 jan, 2022 - 15:40 • Maria João Costa

Em lançamento mundial, “Violeta”, o novo livro de Isabel Allende chega ao mercado português a 25 de janeiro. É uma das 60 novidades anunciadas pela Porto Editora para os próximos meses. Há também livros de Almudena Grandes, Manuel Jorge Marmelo, Adolfo Luxúria Canibal e Ana Luísa Amaral, entre as novidades.

A+ / A-

A celebrar 40 anos do ‘best-seller’ “A Casa dos Espíritos”, a escritora chilena lança neste mês o seu novo romance. O lançamento mundial é acompanhado pela edição portuguesa. “Violeta” foi anunciado nesta quinta-feira pela Porto Editora.

O romance é “narrado a partir do olhar de uma mulher de paixões intensas, com uma vida plena de sobressaltos. Uma obra épica, inspiradora e emotiva que se estende ao longo de 100 anos, limitados pelas pandemias de Influenza e de Covid-19”, refere a editora em comunicado.

Entre as apostas para os primeiros meses do ano, a Porto Editora anuncia também o lançamento do último livro da escritora espanhola, recentemente falecida, Almudena Grandes. Depois do premiado “Os Doentes do Doutor Garcia”, publicado em 2020, agora a editora lança “A Mãe de Frankenstein”, uma obra que integra a série “Episodios de Una Guerra Interminable”, na qual a escritora aborda alguns momentos da História de Espanha.

Este é também o ano de aniversário de uma das chancelas da Porto Editora: a Assírio e Alvim celebra meio século de vida. Nos seus 50 anos, a editora anuncia a publicação, já em janeiro, da “Antologia Sobre a Heteronímia”, com edição de Richard Zenith e Fernando Cabral Martins.

Também divulgada foi a publicação do novo livro de poesia de Rui Lage. “Firmamento” sairá em fevereiro e marca a estreia do poeta nesta chancela.

Em março, sairá uma antologia da poetisa Ana Luísa Amaral. “O Olhar Diagonal das Coisas” é o título da obra da poetisa que venceu em 2021 o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana e reúne “mais de trinta anos de um fulgurante trabalho poético, desde o livro inaugural Minha Senhora de Quê ao muito recente Mundo”, diz o comunicado.

Entre as novas sugestões de leitura que vão surgir no mercado nos próximos meses, a Porto Editora destaca também as reedições e um novo livro de Francisco José Viegas com as aventuras do inspetor da judiciária Jaime Ramos.

Também aguardada é a nova obra do escritor Manuel Jorge Marmelo, vencedor do Prémio Correntes d’Escritas. Depois de “Torpel” em 2020, o autor lança o seu segundo romance na Porto Editora. “A Última Curva do Caminho” anuncia-se como “um manifesto em defesa da lentidão e da liberdade individual, com um enredo marcado pelo processo de envelhecimento, pela doença, pela solidão e pela perplexidade diante da inevitabilidade da morte”.

Em fevereiro, chegará também às livrarias, na ficção nacional, “Um Cão Deitado à Fossa”, a obra vencedora do Prémio Cidade de Almada 2018, da escritora Carla Pais, e “O Crespos”, o novo livro de Adolfo Luxúria Canibal, que conta com ilustrações de José Carlos Costa.

Para os mais novos

Também aqui há também novidades literárias. O radialista da RFM Pedro Fernandes estreia-se na escrita infantojuvenil. “O Gigante com pés de princesa” é o seu primeiro livro para este público e conta com a ilustração de Joana Rosa Fernandes. A obra conta a “história do Tobias, um menino gigante que nasceu com os pés pequenos e por isso toda a gente gozava com ele. Farto de ser motivo de troça, um dia o Tobias fugiu”.

Nos seus 40 anos de carreira literária, o escritor Álvaro Magalhães vai lançar um novo título da coleção ‘O Estranhão’. “Adicionário Cómico” promete ser um livro onde o autor portuense “dá um novo significado a mais de 100 palavras e junta ainda outras de que nunca se ouviu falar”.

Do que vem de fora

No plano da literatura internacional, a Porto Editora destaca ainda o lançamento em janeiro de “Gente Ansiosa”, do autor sueco Fredrik Backman, cuja adaptação televisiva acaba de estrear na Netflix.

Em fevereiro, sairá “O Sanatório”, um thriller “com direitos de tradução vendidos para 30 países e que marca a estreia da britânica Sarah Pears”, indica a editora em comunicado.

No campo dos clássicos, a editora Livros do Brasil anuncia que irá lançar “Ulisses”, a “obra-prima de James Joyce”.

Também na coleção Dois Mundos, será publicada uma biografia de Madame Curie, prémio Nobel da Física e da Química, escrita pela sua filha, Ève Curie.

Anunciado é também o lançamento de “Encontro”, o romance de estreia de Natasha Brown que conta com a tradução de Tânia Ganho e que surge como “uma história sobre raça e classe social, segurança e liberdade, vencedores e vencidos”.

No campo da não-ficção, a chancela Ideias de Ler vai publicar “A Arte De Bem Descansar”, da psicóloga britânica Claudia Hammond, que tem por base um “estudo sobre os hábitos de repouso de mais de 18 mil pessoas em 135 países”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+