Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Opinião de Rita Redshoes

Criar e lutar para que a arte não sucumba

31 dez, 2021 - 07:30 • Rita Redshoes*

Tento ver o momento que passamos como uma oportunidade de mudança, de reinterpretação da vida e de nós mesmos. É esta a fé que sigo para continuar a contar histórias com um final feliz para a minha bebé adormecer.

A+ / A-

Querido diário, estes são os últimos dias do ano de 2021 e, apesar da enorme quantidade de chocolates que comi neste Natal, o sabor que fica é agridoce.

Vivemos boicotados há praticamente dois anos. Todos nós. Privados da nossa liberdade, da nossa saúde mental e física, da companhia dos que amamos, da fluidez de movimentos, de exercer as nossas profissões. Uns suspensos, outros acabaram mesmo por cair.

Não se imaginava uma mudança tão repentina e duradoura no nosso dia-a-dia. Ninguém estava preparado para nada disto. E a par deste episódio desastroso que nos aconteceu a todos, continuam as injustiças e barbaridades contra crianças, mulheres e inocentes. Nada de novo, infelizmente.

Houve coisas boas, claro; no meu caso, o regresso à vida no campo, com saúde e na companhia da minha família. Alguns encontros com desconhecidos que se tornaram bons conhecidos, tempo para voltar a estudar novas matérias e uma ou outra novidade surpreendente. Mas rapidamente regresso ao sabor amargo.

Este ano foi derradeiro para a falta de saúde de uma grande amiga, dor que dói todos os dias. Pesa-me o tempo que não passei junto de amigos e familiares por conta do receio, os sítios que não visitei e que já queria ter mostrado à minha filha, os concertos que não dei e que não vi, a vida que não pôde acontecer.

Sinto-me injustiçada, muitas vezes revoltada, por mim e por tantas histórias de devastação interior e exterior. Tudo do avesso.

Amigos e colegas que, tal como em outras áreas profissionais, ficaram apenas com o vazio dos dias. E que, ainda assim, usando a coragem e resiliência que restam, continuam a criar e a lutar para que a arte não sucumba.

Eis-nos neste trapézio de otimismo pessimismo, em que a falta de rede, se acaso cairmos, é uma certeza. Eis-nos sem luz em palco.

Tento equilibrar-me e agradecer os momentos em que me reconheço feliz, faço-o como um exercício diário para que a inércia ou a amargura não tomem conta das horas. E tento ver o momento que passamos como uma oportunidade de mudança, de reinterpretação da vida e de nós mesmos. É esta a fé que sigo para continuar a contar histórias com um final feliz para a minha bebé adormecer.

O que trarás tu, Ano Novo?

Oxalá lindos raios de sol, ventos puros que levem a sensação de déjà vu embora e a ousadia de dias mais justos.



* Cantora, compositora e atriz. Rita Redshoes foi distinguida, em 2021, com o Prémio José da Ponte da Sociedade Portuguesa de Autores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+